Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / A canela na gravidez – riscos de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê

A canela na gravidez – riscos de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê

O ditado popular “se é natural não faz mal” não é verdadeiro, afinal muitos venenos são produzidos usando plantas e raízes.  Apesar da canela não ser um veneno, mas uma aliada para diversos tratamentos, ela pode prejudicar o andamento da gravidez e deve ser evitada pelas gestantes.

Origem da canela

canelas02A canela é a parte interna da casca do tronco de uma árvore chamada caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum). Ela possui entre 10 e 15 metros de altura, folhas ovaladas, flores esverdeadas que surgem em pequenos maços e frutos de cor roxa com uma única semente.

É nativa do Sri Lanka, sul da Ásia.

Riscos do consumo da canela na gravidez

Apesar de o consumo moderado trazer grandes benefícios para a saúde, o consumo da canela é contraindicado para gestantes, pois pode provocar aborto devido à sua ação no útero. Ela pode provocar contrações musculares no útero e constrição sanguínea.
Muitas mulheres recorrem à canela, mais especificamente ao chá de canela, para adiantar 1 ou 2 dias da menstruação, ou mesmo para estimular quando a menstruação está atrasada por, no máximo, 1 mês. Por conta desde hábito acabam tomando o chá sem saber que estão grávidas. Se for o seu caso suspenda o consumo imediatamente e procure um médico para iniciar o pré-natal.

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology indicou que os filhos de mulheres que ingeriram canela em grandes quantidades durante a gestação, tendem a apresentar déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo. Segundo o professor Jonathan Seckl, da Universidade de Edimburgo, isto mostra que o excesso de consumo da canela durante a gestação afeta o QI da criança, além de permitir que os hormônios do estresse da mãe passem para o filho, interferindo no desenvolvimento cerebral do feto e gerando problemas comportamentais em crianças.

Outros chás proibidos na gravidez

Todas as ervas com muita cafeína ou que estimulam o metabolismo devem ser evitadas:

Erva de bicho
Bucinha
Confrei
Rosa
Sene
Chá preto
Chá verde
Chá branco
Chá mate

Chás indicados para as gestantes

Camomila
Erva-doce
Hortelã
Valeriana
Colônia

Benefícios da canela para mulheres que não estejam grávidas

Estimulo da circulação sanguínea
Antisséptico bucal
Possível redução dos níveis de açúcar no sangue auxiliam no tratamento do diabetes tipo 2
Alivia os sintomas de resfriados
Auxilia na melhora da respiração
Alivia dores de cabeça e enxaquecas
Alivio das dores molares
Alívio de cólicas leves
Alívio das flatulências
Inibição do apetite

Efeitos colaterais secundários da canela

Recentes estudos realizados na Europa indicaram que a canela que provém da planta da casia contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações a cumarina pode causar danos ao fígado e rins. A canela em pó vendida em supermercados provém da planta casia, portanto consuma moderadamente.

Aborto

Lembre-se que nenhum remédio, erva ou chá deverá ser tomado para estimular o aborto porque incidirá em grande risco à vida da gestante. Para evitar uma gravidez indesejada procure métodos anticoncepcionais como camisinha, pílula entre outros que o seu médico poderá lhe informar e indicar a melhor opção para o seu caso.
O aborto é a segunda maior causa de mortes de jovens no Brasil.

Em caso de suspeita ou confirmação de gravidez consulte imediatamente seu médico.

Você também vai gostar de ler:

13 alimentos que devem ser evitados na gravidez
Sexo na gravidez: as 11 melhores posições (com imagens)
Grávida pode carregar criança no colo?
Grávida pode continuar amamentando?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

gravidez-apos-os-49

5 Principais perguntas sobre a Gravidez após os 40

Chave para ser mãe apos os 40 A maternidade tardia é uma opção cada vez …

192 comentários

  1. Depois do parto da minha filha veio pela primeira vez no final de novembro e comecei o AC porém quando estava acabando minha M tive relação com meu esposo com camisinha porém rasgou e quando rasgou ele tirou e pos outra desde então to grilada com medo pois minha filha tem só três meses e ele garante que não tinha gozado ainda e nem tinha saido nada…Corro o risco de engravidar mesmo que ainda estava menstruada?

  2. Estou de 7 a 8 semanas, já tomei tanta canela e nada de descer sangue, tomei chá de algodão por 5 a 6 dias, melão de são caetano po 4 dias e 3 dias tomei buchinha do norte e nada, tomei em dias diferenciados, mas ainda não fiz o teste se ainda estou.. oque fazer?

  3. Minha última menstruação foi dia 05/11, e eu não uso nenhum método contraceptivo porque quero ter um filho!
    No dia 25/11 , meu namorado ejaculou dentro… 3 dias após tive um pequeno corrimento elástico cm cor meio rosada. Estou cm 2 dias de atraso… Posso estar grávida? Quero fazer um teste mais acho um pouco cedo, tenho medo do falso negativo <\3 me ajudem pfvr

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem?
      Havendo atraso menstrual, realize um teste de farmácia ou exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente.
      Se a ansiedade for muito grande, existem tipos de teste de farmácia que são muito sensíveis ao hCG (Hormônio da gravidez) e que prometem um resultado seguro até 2 dias antes do atraso menstrual. Peça ajuda ao farmacêutico para identificar um desses (geralmente são aqueles que você pode realizar o teste com qualquer urina do dia, mas mesmo assim você terá um resultado mais seguro se estiver há algumas horas sem urinar).
      Beijos

  4. Eu tava tomando injeção , ja fazia 2 meses depois parei e meu esposo largou dentro , antes de completa 1 mes minha menstruação desceu e ta fraca descendo pouquíssimo, sera que to gravida ? Se eu tiver tomei chá de canela duas vezes ontem e hj sera que vai prejudicar meu bebe caso eu esteja ?

    • Bom dia Linny!

      A melhor coisa a se fazer é um teste de farmácia para verificar se está gravida ou não.
      Depois pense em tomar qualquer tipo de chá para sua menstruação descer.
      beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.