Home / Papai / Saúde / Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Para que o esperma seja mais saudável e aumente suas chances de fertilizar o óvulo, a sua alimentação também casalprecisa estar em ordem, ou seja, todos os grupos de alimentos que favorecem a produção e qualidade dos espermatozoides precisam ser consumidos.

O normal é ter 20 milhões de espermatozoides por mililitro, e que metade deles tenham capacidade de sair da vagina e chegar à trompa para encontrar o óvulo. Quando a mulher é jovem e fértil, muitos homens com menor número de espermatozoides conseguem engravidá-la, porém após os 35 anos a fertilidade feminina começa a cair e, aí sim, o homem precisará produzir espermatozoides em quantidade e qualidade adequadas.

Alimentos que devem ser consumidos

Complexo B:

Auxilia no equilíbrio hormonal.
Aves
Carne bovina
Ervilha
Feijão
Grão de bico
Legumes
Lentilha
Peixes

Vitamina C:

Encontrada em frutas cítricas, aumentam a concentração de espermatozoides e auxiliam na mobilidade.
Acerola
Kiwi
Laranja
Limão
Morango

Vitamina E:

Melhora a mobilidade dos espermatozoides.
Aveia
Aves
Grãos integrais
Nozes
Ovos
Peixes

Zinco:

Também é um aliado na produção dos espermatozoides.
Carne vermelha
Feijão
Ostras

Para aumentar a produção de gametas

Segundo pesquisas recentes ingerir estes alimentos alcançam bons resultados:
bananaAlho
Aspargos
Banana
Chocolate meio amargo
Ginseng
Gogi berries
Maca (fruta peruana- não é maçã)
Nozes
Ostra
Semente de abóbora

Dicas importantes:

– Elimine o tabaco, pois prejudica na qualidade, quantidade e morfologia dos espermas, além de alterar os níveis hormonais.
– Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a produção e qualidade dos gametas, mas não pare de tomar medicamentos sem antes consultar o seu médico, pois só ele saberá informar para você sobre os riscos.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Aftas

Aftas: o que são, quais os tipos, como tratar as aftas e dicas

As aftas são feridas benignas e não contagiosas e podem se manifestar por diferentes razões. Conheça os tipos, tratamentos, cuidados e dicas para evitá-las.

2 comentários

  1. Ola.Tenho 39 anos e meu marido 27,ele bebe,gostaria de saber se o consumo de álcool por ele pode afetar a qualidade dos espermatozoides dele e ficar impossível uma gravidez para mim,pois já to com idade avançada para engravidar?já tenho um filho de 17 anos.E ele não tem filhos.

    • Almanaque dos pais

      Olá Corrinha, tudo bem?
      O álcool pode sim afetar a qualidade do espermatozoide.
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.