Home / Papai / Saúde / Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Para que o esperma seja mais saudável e aumente suas chances de fertilizar o óvulo, a sua alimentação também casalprecisa estar em ordem, ou seja, todos os grupos de alimentos que favorecem a produção e qualidade dos espermatozoides precisam ser consumidos.

O normal é ter 20 milhões de espermatozoides por mililitro, e que metade deles tenham capacidade de sair da vagina e chegar à trompa para encontrar o óvulo. Quando a mulher é jovem e fértil, muitos homens com menor número de espermatozoides conseguem engravidá-la, porém após os 35 anos a fertilidade feminina começa a cair e, aí sim, o homem precisará produzir espermatozoides em quantidade e qualidade adequadas.

Alimentos que devem ser consumidos

Complexo B:

Auxilia no equilíbrio hormonal.
Aves
Carne bovina
Ervilha
Feijão
Grão de bico
Legumes
Lentilha
Peixes

Vitamina C:

Encontrada em frutas cítricas, aumentam a concentração de espermatozoides e auxiliam na mobilidade.
Acerola
Kiwi
Laranja
Limão
Morango

Vitamina E:

Melhora a mobilidade dos espermatozoides.
Aveia
Aves
Grãos integrais
Nozes
Ovos
Peixes

Zinco:

Também é um aliado na produção dos espermatozoides.
Carne vermelha
Feijão
Ostras

Para aumentar a produção de gametas

Segundo pesquisas recentes ingerir estes alimentos alcançam bons resultados:
bananaAlho
Aspargos
Banana
Chocolate meio amargo
Ginseng
Gogi berries
Maca (fruta peruana- não é maçã)
Nozes
Ostra
Semente de abóbora

Dicas importantes:

– Elimine o tabaco, pois prejudica na qualidade, quantidade e morfologia dos espermas, além de alterar os níveis hormonais.
– Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a produção e qualidade dos gametas, mas não pare de tomar medicamentos sem antes consultar o seu médico, pois só ele saberá informar para você sobre os riscos.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Sensibilidade nos dentes? Saiba tudo sobre ela

Você já sentiu um “choquinho” no dente ao tomar algo gelado ou quente? Você pode ter hipersensibilidade dentinária, conhecida como sensibilidade nos dentes.

2 comentários

  1. Ola.Tenho 39 anos e meu marido 27,ele bebe,gostaria de saber se o consumo de álcool por ele pode afetar a qualidade dos espermatozoides dele e ficar impossível uma gravidez para mim,pois já to com idade avançada para engravidar?já tenho um filho de 17 anos.E ele não tem filhos.

    • Almanaque dos pais

      Olá Corrinha, tudo bem?
      O álcool pode sim afetar a qualidade do espermatozoide.
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.