Amarelinha

Vamos aprender a brincar de amarelinha? Esta brincadeira recebe outros nomes pelo Brasil, tais como macaca, pular macaco e maré.

Participantes:

A partir de 2 pessoas

Material necessário:

Giz para marcar o chão ou tapete de atividades;
Pedrinhas ou marcadores (1 para cada participante).

Como desenhar ou montar a Amarelinha:

amarelinha 8mm Mingone Fofinho– Monte o tapete ou desenhe no chão um retângulo grande e distribua as casinhas (geralmente de 1 a 9);
– Algumas casas devem estar em pares para que a criança pule com os 2 pés ao mesmo tempo (1 em cada casa);
– Em cima o último número desenha uma casa maior que é chamada de CÉU;
– Abaixo do número 1 desenha uma casa maior chamada INFERNO ou o número 0;
– Lembre-se que as casas precisam ser grandes o suficiente para caber os pés, e pequenas o suficiente para permitir o pulo entre elas;

Como brincar:

– Definir a ordem dos jogadores;
– O primeiro jogador se posiciona no INFERNO ou número 0 e atira a pedrinha no número 1;
– A casinha com a pedra não pode ser pisada;
– O jogador atravessa todos os números pisando com um pé em cada número (exceto no número que estiver com a pedrinha). Quando os números estiverem em pares (um ao lado do outro) pode pular com os 2 pés, porém cada pé em uma casa;
– Após chegar ao Céu sem cair e sem errar as casas, o jogador faz o caminho inverso e pega a pedrinha, ainda sem pisar na casa em que ela está, até chegar ao INFERNO ou 0;
– Após voltar ao INFERNO o jogador deve arremeçar a pedrinha no número 2 e assim por diante;
– Se o jogador errar ao jogar a pedrinha ou durante o percurso de ida ou volta perde a vez e o próximo jogador começa;
– Ganha quem completar todo o percurso em todos os números.

Idade ideal:

A idade ideal para jogar a amarelinha completa (com todos os números e pulando com 1 pé só) é de 4 anos, porém a brincadeira pode ser simplificada para crianças menores.

Recriando a Amarelinha

amarelinha magaliAdaptações para crianças pequenas:
– colocar menos números na amarelinha;
– pode pular com os 2 pés;
– ser mais tolerante com o espaço das casinhas (a criança pode pisar um pouco fora);
– fazer casas maiores para facilitar o arremeço da pedrinha e área para pular.

Adaptações para crianças maiores:
– Ao invés de montar a amarelinha em linha reta pode fazer um caracol;
– Pode montar circuitos e inventar novas regras como, por exemplo, só pode pular com o pé direito na ida e esquerdo na volta.

Estímulos:

Equilíbrio: Pular com 1 ou os 2 pés sem cair;
Coordenação e mira: Jogar a pedrinha na casa certa;
Aprendizado: Aprende os números;
Socialização: Interação com os outros jogadores e aguardar pela sua vez de brincar.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

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