Home / Papai / Saúde / Infertilidade / Banho quente, sauna, ciclismo, cueca apertada e notebook no colo podem afetar fertilidade do homem

Banho quente, sauna, ciclismo, cueca apertada e notebook no colo podem afetar fertilidade do homem

Os testículos precisam de uma temperatura ideal (36°) para produzirem os espermatozoides bons e com motilidade (capacidade de se locomover), e esta produção completa leva cerca de 70 dias. Ao comprometer a temperatura dos testículos hoje, a produção estará comprometida por bastante tempo, até que tudo se normalize. Saiba mais em O testículo do homem – anatomia e função e Espermatozoide: da produção até a ejaculação.

Hábitos que afetam a fertilidade do homem:

Banho quente e sauna

homem banho by scott adams (570x314)Um demorado banho quente de chuveiro, de banheira ou ofurô (em japonês) é relaxante e prazeroso, porém os homens que estão tentando engravidar devem manter distância de banhos de imersão e saunas.

Os banhos quentes demorados, banhos de imersão ou frequentar sauna (mesmo que esporadicamente) podem diminuir por um longo período a quantidade de espermatozoides vivos e a capacidade de se locomoverem, e quando falamos em longo período estamos nos referindo a quase 3 meses.

Ciclismo

Os ciclistas também podem sofrer com este mesmo problema, pois os testículos ficam colados ao corpo e bem “espremidos”, comprometendo a produção dos espermatozoides e, muitas vezes, resultando em uma contagem baixa no espermograma.

Cueca apertada

A cueca apertada faz com que os testículos fiquem sempre grudados ao corpo do homem e, assim, acabam atingindo temperatura acima da adequada para a produção de esperma, que é de 36°, enquanto a temperatura corporal é de 37°.

Notebook no colo

Apesar de não haverem estudos conclusivos, acredita-se que o uso de notebook ou outro eletrônico no colo do homem também possa prejudicar a produção de espermatozoides.

Fica a dica: Homens que querem engravidar suas parceiras devem evitar todas as situações acima para aumentarem as chances de se tornarem papais.

Você também pode gostar:

Hábitos que prejudicam a fertilidade do homem
Alimentos que favorecem a fertilidade do homem

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

varicocele

Varicocele representa 40% das causas de infertilidade masculina

Entre as causas de infertilidade masculina a varicocele é a principal: representa cerca de 40% dos casos de infertilidade e afeta cerca de 15% da população

2 comentários

  1. Douglas Luiz

    Caros, Boa Tarde
    A demora em ejacular posso ser prejudicial para a saúde masculina? Tenho 18 anos e nunca ejaculei, o que devo fazer? Procurar ir no Urologista?
    Muito obrigado e Aguardo

    • Almanaque dos pais

      Olá Douglas, tudo bem?
      É importante sim que você se consulte com um urologista assim que possível para que ele identifique a causa de você não ejacular. Somente após ser examinado ele poderá lhe dizer se poderá ocorrer algum problema de fertilidade ou mesmo se está tudo em ordem com sua saúde.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.