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Batalha Naval – jogo para imprimir e regras

O jogo Batalha Naval original é jogado com papel e caneta e garante a diversão para toda a família e amigos.
Imprima o jogo clicando na imagem e conheça as regras abaixo.

Clique na imagem para ampliar. Ao carregar a imagem ampliada clique ao mesmo tempo nas teclas “Ctrl” e “P” para imprimir.
batalha naval

Regras do jogo

Número de jogadores:

2 jogadores

Os navios:

1 Porta-aviões
2 Encouraçados
3 Cruzadores
4 Submarinos
5 Hidroaviões

Preparação do jogo:

– Imprima a imagem com o desenho do jogo e corte na linha indicada. Cada jogador ficará com uma metade.
– Os jogadores não podem ver o jogo do oponente.
– Na área “SEU JOGO” distribua os navios marcando com um “X” os quadradinhos e respeitando o formato exato de cada navio.
– Os navios não podem se tocar, ou seja, será necessário um quadrado livre entre os navios.

O jogo – regra tradicional

– Decida quem será o primeiro a jogar (pode ser no par ou ímpar);
– O primeiro jogador irá dar as coordenadas de seu tiro fornecendo o número e letra equivalentes ao quadrado que atirou;
– O segundo jogador responderá se o local do tiro é AGUA (quando o quadrado está vazio), FOGO (quando acerta uma parte de navio) ou AFUNDOU (quando acerta o navio inteiro ou todas as partes do navio);
– Quem estiver atirando deverá marcar o local na área “JOGO DO ADVERSÁRIO“. Se for água marque com uma bolinha para não atirar no mesmo quadradinho mais de uma vez. Se for fogo marque com X, se afundou pinte o quadrado e já coloque bolinhas ao redor, pois nenhum navio pode encostar no outro.
– O adversário não poderá informar o tipo do navio, somente se foi FOGO ou AFUNDOU. Cabe ao outro jogador descobrir através das chances de tiros.
– Se o tiro acertou a água, passa a vez para o segundo jogador atirar. Se acertou o navio (parte ou inteiro) pode atirar novamente.

O jogo – regra alternativa

– Decida quem será o primeiro a jogar (pode ser no par ou ímpar);
– O primeiro jogador irá dar as coordenadas 3 (três) tiros fornecendo o número e letra equivalentes ao quadrado que atirou;
– O segundo jogador responderá se o local do tiro é AGUA (quando o quadrado está vazio), FOGO (quando acerta uma parte de navio) ou AFUNDOU (quando acerta o navio inteiro ou todas as partes do navio);
– Quem estiver atirando deverá marcar o local na área “JOGO DO ADVERSÁRIO“. Se for água marque com uma bolinha para não atirar no mesmo quadradinho mais de uma vez. Se for fogo marque com X, se afundou pinte o quadrado e já coloque bolinhas ao redor, pois nenhum navio pode encostar no outro.
– O adversário poderá ou não informar o tipo do navio que foi acertado (FOGO), esta regra deverá ser combinada antes de começar o jogo.
– Após finalizar os 3 tiros passa a vez para o outro jogador. Independente de acertar algum navio ou não, cada jogador tem 3 tiros por rodada.

O ganhador

Ganha quem afundar todos os navios do oponente.

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

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Um comentário

  1. que legal meda vontade de copiar a linda brincadeira de rassocinar

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