Home / Especiais / Brincadeiras / Brinquedos educativos de montar

Brinquedos educativos de montar

Barra-guest-postDas pequeninas até as maiores, as crianças ficam entretidas durante horas construindo castelos, casas, vilas inteiras e estações intergaláticas com seus brinquedos educativos de montar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstes brinquedos passaram por várias gerações, sobreviveram aos vídeo games e computadores, e continuam a encantar as crianças.

Existem diversos modelos destes brinquedos, escolha aquele indicado para a faixa etária do da criança que além de proporcionar segurança suas peças e níveis de dificuldade são ideais para cada etapa do desenvolvimento.

Descrevemos aqui diversas maneiras em brinquedos educativos de montar ajudam no desenvolvimento motor das crianças:

Primeiramente, ajuda a entender e aprender formas, cores e texturas, olhando para os objetos, analisando, tocando. Os blocos de construção também oferecem às crianças a opção de se expressar como quiserem, pois não existem regras ou maneiras de brincar, eles irão descobrir que podem criar o próprio brinquedo, isso vai expandir a criatividade deles enquanto brincam.

Os brinquedos educativos de montar os mantêm ativos mentalmente e eles terão que desenvolver a habilidade de resolver problemas para poder encaixar as peças, e fará com que comecem a desenvolver novas estratégias para alcançar o resultado que querem.
Além de tudo isso, também é um ótimo exercício para desenvolver as habilidades motoras. Compartilhando o brinquedo e trabalhando juntas para conseguir atingir o objetivo, as crianças se preparam para a vida social no futuro. Por fim, tudo isso dá confiança e autoestima para fazer descobertas, ganhar o poder de desenvolver algo e o sentimento de completar uma tarefa. Mas o melhor de tudo é que as crianças nem sabem que estão passando por tantas fases do desenvolvimento em uma só atividade, para elas trata-se de brincar!

Existem diversos modelos no mercado, você consegue encontrar o mais adequado para a faixa etária do seu filho e para o seu bolso fazendo uma pesquisa rápida na internet ou de loja em loja. Mas vamos dar umas dicas aqui para você já saber o que quer encontrar quando sair à procura.

Entre os 0 aos 2 anos é recomendado brinquedos com peças maiores, os modelos desenvolvidos para os menorzinhos possuem um encaixe maior que facilita o trabalho da criança, já que elas ainda não possuem a coordenação bem desenvolvida; e cantos arredondados para que não se machuquem. A marca Mega Blocks produz kits interessantes para essa faixa etária.

blocos02 (570x428)Acima de dois anos já é recomendado os blocos de madeira. Estes não possuem um encaixe, a criança precisa ter paciência para colocar peça sobre peça e cuidar para que não caia. No final, a brincadeira geralmente acaba em uma destruição em massa da vila inteira com um baita chute! A Xalingo produz estes Multi Blocks, você geralmente encontra estes na cor natural da madeira, pintados ou em um padrão de casinhas e telhas.

À medida que as crianças crescem, os kits podem conter peças mais complexas e menores, como o clássico Lego que tem pecinhas de diversos modelos e permite a construção de qualquer projeto das crianças. O melhor é que a marca mantém um padrão de encaixe, portanto se você comprar mais de um kit as crianças poderão integrá-los para construir algo diferente.

A Ausini, marca importada de brinquedos educativos de montar, desenvolve outro aspecto da criança, já que o modelo do que deve ser construído é dado na caixa, este tipo de brinquedo não irá estimular a criatividade da criança, mas tem seu lado positivo, pois para construir a criança vai ter que se focar nas instruções e reproduzir o passo a passo para construir o avião, caminhão ou o modelo que seja.

E você já decidiu qual brinquedo de montar você gosta mais? Qual você brincava na infância? E o seu filho, sobrinho ou neto, já se apaixonou por um destes? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

Guest Post produzido por OMO.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

soluco-do-bebe

Soluço do bebê: é normal soluçar todos os dias? Como parar?

Entenda o que causa o soluço do bebê, como evitá-los, como parar com os soluços e quando o soluço é um sinal de alerta e deve ser investigado pelo médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.