Home / Filhos / Saúde / Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 22 de abril

Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 22 de abril

Atenção papais e mamães, a Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 22 de abril e vai até dia 9 de maio em todo o Brasil. A novidade deste ano é que houve a ampliação da faixa etária, ou seja, crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses serão vacinadas gratuitamente nos postos de saúde.

Este ano a vacina é composta por três variações do vírus da gripe que mais circularam no hemisfério sul no último ano: A-H1N1, A-H3N2 e B.

Se esta for a primeira vez que seu filho tomará a vacina, ele precisará de duas doses, sendo a segunda dose 30 dias após a primeira. Crianças que já foram vacinadas em algum ano anterior só precisam de uma dose.
vacina_meningite1

Quando?

de 22 de abril até 9 de maio de 2014.

Quem pode ser vacinado gratuitamente nos Posto de Saúde?

Crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses;
Gestantes;
Puerpérias (até 45 dias após o parto);
Pessoas com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da área da saúde;
Povos indígenas;
Pessoas com doenças crônicas (saiba mais)
Funcionários do sistema prisional;
Pessoas privadas de liberdade (presos).

Vacinação contra a gripe: você não pode faltar.

Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha do Ministério da Saúde será veiculada em diversas mídias para orientar o público a procurar o Posto de Saúde mais próximo para ser vacinado.

Reações

Apesar de raras, as possíveis reações são: dor no local da injeção, eritema e induração. Essas reações tendem a passar em até 48 horas após a aplicação.

Contraindicações da vacina contra gripe

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Faz mal para a futura mamãe ou bebê tomar a vacina grávida?

Não.

Quanto custa a vacina contra a gripe?

Os postos de saúde fornecerão gratuitamente a vacina para todas as pessoas que estão dentro do grupo de risco (público-alvo). Se uma pessoa fora do grupo de risco quiser ser vacinado, deverá se informar na rede privada, onde o valor da vacina gira em torno de R$ 90,00.

Fonte: www.saude.gov.br

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que seu filho precise tratamento ortodôntico como usar aparelho, por exemplo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.