Home / Mamãe / Comportamento / Como evitar a gravidez durante a amamentação

Como evitar a gravidez durante a amamentação

Durante a amamentação também se faz necessário o uso de contraceptivos para as mamães que ainda não estão prontas para mais uma gestação. Alguns métodos podem ser usados assim que a mamãe retomar sua vida sexual, outros requerem um pouco mais de tempo ou mesmo muita cautela e certeza porque pode ser irreversível. Leia mais sobre Só para mulheres: O sexo após o nascimento dos filhos.

É extremamente importante utilizar contraceptivos que não interfiram na produção e qualidade do leite materno, ou seja, livre de estrogênio.

Métodos contraceptivos permitidos:

Imagem: Michal Zacharzewski
Imagem: Michal Zacharzewski

preservativo masculino (camisinha)
preservativo feminino (camisinha feminina)
DIU (após, pelo menos, 2 meses do parto)
diafragma (após retorno do ciclo menstrual)
pílula anticoncepcional de progesterona*
injeção de progesterona*
minipílula (não impede a ovulação, porém tornam o muco uterino mais espesso dificultando a entrada dos espermatozoides e implantação do óvulo)

*tanto a pílula, quanto a injeção de progesterona e a minipílula devem ser receitadas pelo médico ginecologista ou pediatra, só ele poderá informar com segurança qual a melhor opção para a lactante e o bebê.

Tabelinha

A tabelinha não é uma opção segura a ser seguida, pois a mulher levará um tempo para que o seu ciclo fique regulado, sendo muito difícil prever a data da ovulação, mesmo através do muco vaginal.

Vasectomia ou laqueadura

Antes de optar por vasectomia ou laqueadura (ligadura das tubas uterinas) é aconselhável cautela e o consenso do casal. A laqueadura é irreversível em 20% dos casos e pode acarretar em danos psicológicos e arrependimentos.

Você também pode gostar:

É possível engravidar amamentando um bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Troque alimentos por opções mais saudáveis

Troque alimentos por opções mais saudáveis e que podem ser consumidos por toda a família, confira a lista de opções e sugestões de trocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.