Home / Colunistas / Monica Romeiro / Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro

Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro

Meu primeiro post de 2014 é sobre um problema que muitas mamães e papais passam – eu passei por isso logo no terceiro dia do ano: como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro – pode ser do estofado do banco também.

Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro

Primeiro passo – remover o leite:
Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro02 - wikihow

Remover o leite o mais rápido possível (meu primeiro erro). Quanto mais cedo você conseguir remover, maiores suas chances de se livrar o mau cheiro.
Utilize um pano ou toalha seca para absorver o máximo possível.

Segundo passo – bicarbonato de sódio:
Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro03 - wikihow

Jogue bicarbonato de sódio em toda a região que derramou o leite. Borrife um pouco de água fria sobre o bicarbonato e aguarde pelo menos 12 horas.
Remova o bicarbonato com a ajuda de um aspirador de pó, pois ele já estará seco.

Terceiro passo  – vinagre:

Se o cheiro persistir – e você pode se dar conta disso após algumas horas de carro fechado – é hora de limpar a região com vinagre branco. O vinagre é muito eficiente para eliminar odores.
Deixe agir por uns 15 minutos e remova com um papel absorvente. Se possível deixe as janelas do carro abertas para secar bem o carpete.
Se o milagroso vinagre branco não conseguiu vencer essa batalha, as receitas caseiras não foram eficientes o suficiente e você terá que apelar para produtos industrializados.

*Eu usei o vinagre 3 vezes até o cheio diminuir. O cheiro do vinagre fica no carro por mais uns dias, mas deixando ventilado ele sai.

Quarto passo – produtos industrializados:

Em lojas especializadas em produtos de limpeza você pode encontrar a enzima removedora de odor. Se o odor estiver em um banco de couro utilize também um limpador de couro próprio para carros.

Dicas:

Deixe sempre secar muito bem para evitar mofo no estofado ou carpete. Se não for possível deixar o carro, com as portas ou vidros abertos, ao sol, utilize um secador de cabelos. Se precisar do secador, cuidado para não queimar as fibras do carpete ou estofado.

Quando nada disso funciona:

– Alguns casos extremos nada disso pode funcionar, nesses casos quando o mau cheiro está no carpete aconselha-se a troca do carpete, que precisará ser realizada por uma empresa especializada.
– Outra alternativa, também não muito barata, e que promete resolver é a higienização do veículo. Em São Paulo a média de preço é de R$ 280,00 para um carro médio.

Fonte: http://www.wikihow.com

Minha história: Como o leite foi para no carpete

Depois de alguns dias no interior para comemorar o Natal e Ano Novo, chegou o dia de voltar para a casa – é sempre bom voltar para a casa, neh?. Como sempre eu preparo uma mamadeira de leite para cada filho e deixo em uma bolsa térmica e eu nunca coloco aquela tampinha para vedar a mamadeira, afinal eles tomam assim que entram no carro.

Arrumei as mamadeiras, coloquei na bolsa térmica e fomos nos despedir dos nossos parentes. Claro que nossa previsão era de 5 minutos de despedida e, como sempre, levou mais de meia hora.

Como tirar o mau cheiro de leite no carpete do carro01 - wikihowEntramos no carro e na primeira esquina a Larissa pediu a “tetê”. Imaginem a minha alegria quando deparei com a mamadeira vazia, a bolsa térmica molhada mas sem acúmulo de líquido e o tapete do carro quase seco porque todo leite da mamadeira (240ml) já tinha sido absorvido pelo carpete do banco do carona, bem alí no meu pé.

Paramos o carro, fizemos outra mamadeira para a Lari e seguimos viagem sem odores desagradáveis. Chegamos em nossa casa e nem lembrávamos do episódio do leite. Tudo isso aconteceu em um sábado e no domingo nem pegamos o carro, ficamos em casa organizando tudo e brincando com as crianças.

Na segunda-feira meu marido vai trabalhar com meu carro e, ao chegar em casa me alertou que a coisa estava feia que era melhor mandar lavar o carro. No dia seguinte confesso que nem me lembrei disso e também não saí de casa, o que só foi acontecer na quarta-feira (4 dias depois do derramamento do leite). Nem preciso dizer que passei mal quando abrir a porta, neh? Gente, não existe fedor pior que esse, é uma coisa nojenta, forte e insuportável!

Quinta logo cedo corri para o lava-rápido – depois de deixar o carro aberto por uns 30 minutos para conseguir entrar – e logo fui alertada que talvez o cheiro não saísse, mas eles iam tentar. Quando voltei para pegar o carro achei que estava tudo bem, mas depois de 20 minutos fechado na garagem vi que o bicho estava pegando ainda.

No desespero, fiz uma mistura de lysoform com um pouco de água e sabão líquido da Ariel concentrado. Esfreguei com uma escova de roupas (que não uso para roupas) e deixei o carro aberto para secar bem.

No dia seguinte o cheiro ainda estava lá.

Pronto, chegou a hora de consultar o oráculo Google e pesquisar as melhores soluções. E não é que achei – são as lá do começo do post.

Espero que este post tenha sido de grande ajuda para muitas mamães e papais que, assim como eu, ficaram com o carro fedorento, eca!

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

cartao-dia-dos-pais-turma-da-monica

Aplicativo para cartão Dia dos Pais | Turma da Mônica

Durante todo o mês de agosto estará disponível o aplicativo para você preparar o cartão do Dia dos Pais com o tema da Turma da Mônica. Pegue o link aqui!

2 comentários

  1. Monica, gostaria que detalhasse melhor duas etapas!
    1) Quando diz borrifar agua em cima do bicarbonato, é até ele começar a “sumir” no meio do carpet ou apenas deixar aquela pasta branca que se forma?
    2) Como passou o vinagre no carpet? Foi puro ou diluido? Como uma escova, pano, esponja?

    Ainda, poderia me dizer agora que já se passou próximo de 2 meses do seu ocorrido, o cheiro não voltou?

    Grato!
    Ricardo

    • Monica Romeiro

      Tudo bem Ricardo?
      Vamos lá, vou te explicar melhor:
      – a parte do bicarbonato eu borrifei até ele ficar úmido, virou uma pasta, mas não deixei encharcar demais.
      – o vinagre eu joguei direto, esguichando da própria embalagem. Na terceira vez o cheiro do vinagre era mais forte do que o do leite, mas com o tempo foi sumindo. Não usei esponja ou outro recurso, só esguichei e depois de um tempo usei papel toalha para secar, mas tem que deixar o vidro aberto para o cheiro diminuir.
      A boa notícia é que sumiu mesmo o cheiro de leite ou mesmo de vinagre. Há umas semanas atrás passei aquele “Vanish Karpex” que compra em supermercado. Ele tem um cheirinho ótimo que, apesar de não durar por muito tempo, deixou o carpete mais renovado. O Vanish eu passei com uma escova de roupa.
      Sucesso na sua empreitada! Depois me conta se deu certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.