Home / Filhos / Saúde / Criança não pode usar salto alto

Criança não pode usar salto alto

As meninas desde cedo adoram imitar suas mães, e com a influência das propagandas, Internet e até das amiguinhas acabam usando sapatinhos com salto, um hábito que pode trazer consequências sérias porquê criança não pode usar salto alto, afinal ela está em fase de desenvolvimento.

Criança não pode usar salto alto
Foto: Adrian

Por que criança não pode usar salto alto?

A criança ainda não desenvolveu um andar maduro, ou seja, ela ainda não aperfeiçoou sua marcha que deve iniciar com o toque do calcanhar no chão e é finalizada com o toque do mesmo calcanhar no chão novamente. Somente entre 3 e 5 anos de idade essa marcha é adquirida e o uso de salto neste período de pode prejudicar esse aprendizado natural.
Até os 5 anos de idade a estrutura óssea do calcanhar da criança ainda não está completamente formada, e o uso de saltos poderá prejudicar sua formação.
Até os 7 anos de idade a criança ainda não possui uma coordenação motora eficiente porque o seu sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento. Isso significa mais risco de desequilíbrio. Com o uso de salto aumenta ainda mais o risco de quedas e torções.
Criança deve correr, pular e dançar, movimentos que são prejudicados com o uso de saltos que, também, aumentam risco de cair e se machucar.

Principais ocorrências em crianças que usam salto alto

– Deformidade dos dedos;
– Calos;
– Dor;
– Comprometimento da anatomia do arco do pé;
– Encurtamento do músculo da barriga da perna;
– Sobrecarga dos ossos causando desconforto e dor nos pés, tornozelos e, em casos mais graves, joelhos, quadril e coluna;
– Ao usar salto o centro de gravidade do corpo é projetado para frente, sobrecarregando a coluna e a região lombar para que o corpo fique estável. Em casos mais graves em que a criança chega a usar salto diariamente por mais de 3 horas o encurvamento da região lombar pode ser comprometido resultando em lordose.
O uso de salto na infância pode causar atrofias musculares que podem ser irreversíveis, resultando em dores e problemas na vida adulta, como, por exemplo, impossibilitar o andar descalço a não ser na ponta dos pés.

A partir de que idade meninas podem usar salto alto?

Após a menarca, ou seja, a primeira menstruação, e desde que a menina já tenha mais de 13 anos os pais já podem permitir o uso ocasional de salto não muito alto, porém o uso diário ainda deve ser evitado.
Após os 16 anos o esqueleto está mais maduro e as meninas podem ser liberadas para usar salto alto.

Sapatos plataforma também são nocivos para as crianças?

Alguns modelos mantém a boa posição dos pés, porém prejudicam o equilíbrio e aumentam a incidência de lesões por quedas.

Qual o calçado adequado para crianças?

O calçado adequado para que as crianças possam se movimentar com segurança e sem prejudicar seu desenvolvimento:
sapato ideial para crianças– sem salto;
– leve;
– macio;
– bem ventilado;
– com uma “sobra” de 1cm até o dedo mais longo:
– os calçados abertos (sandálias e chinelos) precisam de alças de suporte para ficarem bem presos aos pés da criança;
Até os 2 anos de idade o salto do sapato não pode ter mais do que 0,5cm de altura.

 

 

Mais importante do que ceder à publicidade das fábricas de calçados infantis e aos pedidos e caprichos das meninas é garantir que elas tenham um desenvolvimento seguro e que se movimentem com conforto e segurança.
Se na hora de brincar de ser gente grande a filhota calçar o sapato de salto alto da mamãe por alguns minutos, entre na brincadeira e divirtam-se juntos. Uma experiência bacana é inverter os papéis, ou, então, propor para todos se arrumarem para uma festa de gala de mentirinha.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

bebe-chupar-dedo

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal? No início pode parecer algo natural e inofensivo ao desenvolvimento da criança, mas a longo prazo...

2 comentários

  1. Maria Eduarda

    Tenho 11 anos e ja mestroei aí já posso usar salto ?

    • Almanaque dos pais

      O ideal para você, Maria Eduarda, é aguardar mais 2 anos. Após os 13 anos, se os seus pais concordarem, você pode usar saltos ocasionalmente, ou seja, só de vez em quando, assim sua coluna será preservada.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.