Durante a gravidez, além de todos os cuidados que a mulher precisa para uma gestação saudável, também existem os afazeres para preparar enxoval e a casa para a chegada do bebê. Preparamos um cronograma para preparar o quarto do bebê e facilitar sua organização e para que não fique nada para a última hora.
O cronograma abaixo é uma sugestão, você pode adaptá-lo de acordo com suas necessidades e gostos.
Cronograma para preparar o quarto do bebê
20 a 25 semanas – Pequenas obras
Com 20 semanas você já deve decidir o tema da decoração, se houver, e as cores com que deseja trabalhar. A contratação de um arquiteto ou decorador também é realizado nessa fase. As principais tarefas dessas semanas são:
- Pesquisar e definir móveis e distribuição no quarto (veja algumas inspirações para quarto montessoriano);
- Ajustar instalações elétricas e luminárias de acordo com a posição dos móveis;
- Pintar o ambiente (cuidado na escolha das tintas, as laváveis são uma boa opção)
- Preparar o piso;
- Pesquisar e encomendar itens de decoração e móveis com prazos de entrega longos, como berços e cômodas.
26 a 30 semanas – Preenchendo o quarto
Agora que as superfícies estão prontas para receber móveis e artigos de decoração, chegou uma das fases mais gostosas de preparar o quarto do bebê. Nessas próximas semanas é hora de:
- Montar os móveis no lugar;
- Pesquisar e encomendar jogos de berços;
- Pesquisar e encomendar cortinas e tapetes;
- Encomendar o enfeite da maternidade que também pode ser utilizado como decoração no quarto do bebê;
- Pesquisar e encomendar demais móveis e artigos de decoração que deseja colocar no quarto, como poltrona de amamentação, mancebo, baús, nichos, prateleiras, apliques em parede e adesivos.
31 a 35 semanas – Toques finais
Os móveis que demoram mais para chegar, devem ser entregues nessa fase, junto com os artigos de decoração. A montagem já pode ser realizada e a higienização das peças também. Se encomendou cortinas, eles devem ser instaladas somente nas últimas semanas para não acumularem pó, e lembre-se de lavá-las a cada 15 a 20 dias.
Nessa fase é importante finalizar afazeres mais pesados e que causam mais desgaste físico.
- Limpe os móveis e deixe o quarto ventilar bastante para tirar o cheiro forte de tinta e verniz;
- Instale artigos de decoração como nichos, enfeites e luminárias;
- Se quiser, já pode começar a lavar roupas de cama, mantas, cobertores e toalhas.
36 semanas até a chegada do bebê
Quase tudo está pronto e ansiedade é a palavra que mais resume essa fase final da gestação. A mamãe já sente o peso da barriga e não tem muito pique, mas como o serviço mais pesado já está finalizado, é hora de preparar o ninho para a chegada do tão esperado bebê.
- Coloque a máquina de lavar para trabalhar: lave todas as roupinhas que o bebê for usar;
- Após lavadas, as roupinhas devem ser passadas;
- Instale as cortinas;
- Comece a organizar as malas da maternidade (clique aqui para saber todos os itens da mala, incluindo documentos, máquinas e carregadores)
O jogo de berço deve ser colocado somente no dia que o bebê chegar para que não fique acumulando poeira, mas é claro que você pode colocar para já conferir como ficou o resultado final do quarto do bebê, tirar fotos e, depois, guarde novamente no armário.
Os móveis do quarto do bebê não chegaram, e agora?
Devido ao prazo de entrega demorado, ou mesmo por ineficiência do fornecedor, nem sempre o combinado é cumprido e o berço, cômoda e outros móveis não serem entregues a tempo.
Tente manter a calma e entre em contato com a loja para verificar o que eles podem fazer por você e qual será a verdadeira data de entrega. Se você se sentir lesada, você pode entrar em contato com o PROCON através do número 151 de segunda à sexta das 7h às 19h.
O berço não chegou, o que fazer?
Nas primeiras semanas o seu bebê pode dormir no carrinho (desde que este fique com o encosto na horizontal), em berços de viagens, cestos ou moisés. Dormir na cama com os pais também pode ser uma saída, mas é preciso muito cuidado: para evitar acidente de sufocamento, cerque o bebê com almofadas ou travesseiros para que os pais não deitem em cima dele durante o sono.
A cômoda com trocador não chegou, o que fazer?
O trocador é um aliado para preservar a coluna dos adultos enquanto realizam a troca de fraldas ou roupas, mas dá para se virar sem ele por uns dias forrando a cama com um toalha limpa.
Você também vai gostar de ler:
Cor da roupa no dia do nascimento e na saída da maternidade
Dicionário da Gravidez – significado dos principais termos, exames e abreviações
Regras para visitar bebê recém-nascido e dicas de presentes