Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê de 4 meses

Desenvolvimento do bebê de 4 meses

Ao completar 4 meses o seu bebê entrou no 5º mês de vida e está se desenvolvendo cada dia mais. Acompanhe com a gente o desenvolvimento do bebê de 4 meses, dicas para a mamãe, saúde, vacinas, estímulos e muito mais.

Ao ser chamado pelo nome o seu bebê já reage virando a cabeça e procurando a origem do som!

Menino logo-FILHO

Altura mínima: 59,7 cm
Altura máxima: 68,0 cm
Peso mínimo: 5,6 kg
Peso máximo: 8,7 kg

Meninalogo-FILHA

Altura mínima: 57,8 cm
Altura máxima: 66,4 cm
Peso mínimo: 5,0 kg
Peso máximo: 8,2 kg

O desenvolvimento do bebê de 4 meses

Foto: Sherry & John
Foto: Sherry & John

A maior evolução deste 5º mês de vida é o fortalecimento dos músculos da cintura, agora o bebê já consegue movimentar a cintura. Cuidado redobrado papais e mamães, agora o bebê já consegue girar quando está deitado, aumentando o risco de quedas.

Os sentidos

Sua visão está ainda melhor e até já consegue distinguir entre uma cor e outra. Veja também: Como os bebês recém-nascidos enxergam.

O tato está sendo apurado com a descoberta das movimentações dos dedos. Nesta fase ele também descobre os pés e começa a brincar com eles. Ajude nessa descoberta levando seus pezinhos até suas pequenas mãos que estão a procura descobertas e prontas para explorar.

Experimente chamar o bebê pelo nome, sua audição já está treinada para identificar de onde os sons estão vindo e, como ele já sabe o seu nome, irá procurar por quem o está chamando.

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

Chegou a hora de se comunicar! O bebê começa a vocalizar sílabas e adora ouvir seus gritinhos. As gargalhadas podem começar a aparecer para alegria de todos que presenciarem esses momentos.

Ao ser colocado sentado ele ainda precisa de apoio e consegue firmar a cabeça por mais tempo. Esta posição é muito rica para o desenvolvimento pois estimula o bebê a procurar por sons, cores e objetos utilizando sua visão. O carrinho de bebê e o bebê conforto servem bastante para este propósito, outra forma bacana é colocar o bebê sentado no chão da sala ou quarto (com tapete especialmente nos dias frios) e usar almofadas para dar o apoio às costas. Esta posição fortalece a coluna vertebral, porém cuidado para não exagerar no tempo para não cansar o bebê, alguns minutos já são suficientes.

O bebê já consegue ficar em pé quando é segurado pela cintura. Eles adoram essa posição que permite enxergar mais longe e em várias direções.

A hora do banho está ficando mais agitada, o bebê se movimenta bastante e adora brincar com a água.

O bebê começa a se interessar pelo seu reflexo no espelho, aproveite essa descoberta e coloque o bebê em frente ao espelho para se olhar. Uma brincadeira muito estimulante é você brincar de aparecer e esconder através do reflexo do espelho, aparecendo atrás do bebê enquanto ele se olha.

Acredita-se que ele começa a perceber que ele e a mamãe são seres diferentes e começa a tossir para chamar a atenção.

Alimentação

O bebê necessita somente de leite materno em seus primeiros 6 meses de vida. Para que suas necessidades nutricionais sejam supridas ele precisa ingerir cerca de 600ml de leite por dia, o que significa cerca de 400 a 900 calorias por dia.

Como o bebê se mantém acordado cada vez por mais tempo, porém ainda necessita de pelo menos 1 cochilo pela manhã e outro a tarde, programe a alimentação para os períodos em que esteja acordado.

Como estimular para uma noite inteira de sono

Finalmente o sono da maioria dos bebês começa regular durante o 4º e 5º mês de vida, o que significa dormir mais a noite e só esporadicamente acordar para mamar. Vale lembrar que uma noite de sono significa 6 a 7 horas, se o seu bebê dormir mais do que 6 horas por noite você é privilegiada! Alguns bebês precisarão de mais alguns meses para ajustarem seu sono noturno.

Durante o dia mantenha a rotina da casa inclusive enquanto o bebê cochila. Não apague luzes ou diminua o som de conversas, televisores e demais sons da casa. Nesta idade o bebê necessita de 2 cochilos, uma pela manhã e outro a tarde, mas bebês mais preguiçosos podem dormir um pouco mais.
Antes da hora de dormir tenha uma rotina relaxante com o bebê, confira essa dica:

Rotina do sono do bebê

– 1 hora antes da hora de dormir desligue televisores, músicas e qualquer estímulo que possa deixar o bebê atento;
– prepare um banho morno com brinquedinhos próprios para bebê;
– dê um banho relaxante, conversando baixinho, cantando cantigas infantis tranquilas;
– após o banho faça uma massagem leve com creme hidratante infantil;
– coloque uma roupinha confortável para o bebê dormir;
– imediatamente alimente o bebê com as luzes apagadas e sem sons, conversas ou músicas;
– ao notar que o bebê adormeceu aguarde mais alguns minutos antes de colocá-lo no berço para que ele esteja bem relaxado.

Cuidados

Avise aos amigos e familiares que forem brincar com o bebê para não segurarem suas mãozinhas, pois ele as coloca na boca. Cuide da higiene das mãos do bebê para evitar contaminações e doenças que podem ser prevenidas com esse simples ato.

Se você vai sair de carro com o filhote, certifique-se que a cadeirinha está instalada corretamente e que seja própria para a idade da criança. Esta deverá estar voltada para a parte de trás do veículo.

Saúde

Se chegou o momento do bebê ir para o berçário, creche, ou mesmo ficar aos cuidados de uma babá para que a mamãe volte a trabalhar, também chegou a hora das viroses, resfriados e gripes se intensificarem. Uma criança que frequenta escolinhas ou está sempre em contato com outras crianças apresenta cerca de 10 quadros de virose por ano.

Se você notar umas casquinhas amareladas na cabecinha do bebê não tente retirar com unha ou qualquer objeto. Essas casquinhas é a dermatite seborréica, muito comum nos bebês. Saiba mais e como cuidar acessando:
Descamação na cabeça do bebê – casquinha, caspa ou crosta

Vacinas
vacina02_shutterstock

Reforços das vacinas: DPTa, Hib,
poliomelite, pneumocócica conjugada
e rotavírus

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

A licença maternidade está acabando e você deve estar se sentindo insegura quanto à ficar longe do filhote durante a jornada de trabalho. Converse com outras mamães que passaram por esse período, ouvi-las e conversar sobre suas inseguranças poderá lhe ajudar a entender melhor essa passagem e ficar mais tranquila quanto ao desenvolvimento do bebê que receberá ainda mais estímulos para seu desenvolvimento.

Outra dúvida comum é se você irá optar por escolinha, creche ou babá. Visite todas as escolinhas e creches que puder observando sempre as condições de higiene, preparo das cuidadoras, rotinas, estímulos, como o dia da criança é reportado na agenda e ações quando há alguma emergência como queda, febre ou outras doenças. Entreviste algumas babás e pergunte sobre tudo que você quer saber e fale tudo que você espera dela. Só tome a decisão quando se sentir segura.

Tanto as mamães que voltarão ao trabalho, quanto as mamães que ficarão com os filhotes por mais tempo, devem organizar um tempinho para cuidar delas. Ir ao salão para arrumar os cabelos, unhas e até dar um jeito naquela depilação que ficou para depois fazem milagres com a autoestima da mulher e reflete diretamente no humor e na forma de lidar com os filhotes e voltar a dar aquela atenção especial ao maridão que deve estar se sentindo um pouco de lado.

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

 

Desenvolvimento do bebê de 4 meses
10 sinais de que o seu bebê está mamando o suficiente
Dicas para evitar acidentes com as crianças no banheiro

Viagem de avião com bebês e crianças
Noites de mamãe e bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Sherry & John

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

5 comentários

  1. Angélica Gonzalez

    Parabéns a todos que estão lendo essa matéria pois estão com uma fonte de felicidade em casa . Meu bebê completou quatro meses mas já fazia algumas coisas aos dois, como vocalizar sons, rir. Gostei do detalhe da tosse para chamar atenção, isso foi esclarecedor . Gostei muito.

    • Almanaque dos pais

      Olá Angélica,
      Parabéns pelo seu bebê, realmente ter essa linda fonte de felicidade dentro do nosso lar é incrível.
      Beijos

  2. Legal esse comentários. Compartilhe mames todo Brasil.

  3. Só tem até o quinto mês do bebê o acompanhamento mês a mês?

    • Almanaque dos pais

      Olá Agatha, tudo bem?
      Sua mensagem foi muito importante para nós, percebemos que houve uma falha na produção deste conteúdo.
      Já demos continuidade e o 6º mês foi publicado hoje. O 7º mês será publicado na próxima semana e assim por diante.
      Obrigada!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.