Home / Filhos / O bebê mês a mês / Desenvolvimento do bebê no 1º mês de vida

Desenvolvimento do bebê no 1º mês de vida

Acompanhe o desenvolvimento do bebê no 1º mês de vida e em todos os outros meses aqui no Almanaque dos pais.

Este é o primeiro mês de vida do seu bebê e ele será considerado um recém-nascido até completar 28 dias de vida.
Seja bem vindo o mais novo membro da sua família!

Menino logo-FILHO

Altura: 50cm
Peso: 3,300Kg

 Meninalogo-FILHA

 Altura 48cm
Peso: 3,200Kg

O bebê

Semana01-560
Foto: Sherry & John

Seu filhote esteve por muito tempo encolhido no ventre, então suas pernas e braços não estão muito acostumados a ficarem esticados. Por isso é comum que o bebê fique encolhidinho, com o tempo ele se acostuma com tanto espaço e começa a esticar pernas e braços. Outra características dos recém-nascidos são as pernas arqueadas que, em cerca de 6 meses, estarão retas e prontas para em breve dar os primeiros passos.

Nesta fase o bebê dorme quase o dia todo, chegando até a 20 horas por dia, porém esse sono é divido em 3 ou 4 horas por vez. Nos intervalos é hora de dar mamar, trocar fraldas, cantar, brincar e estimular.

Por enquanto muitos dos movimentos do bebê são reflexos, ou seja, ele ainda não tem controle sobre seus membros.

Os sentidos

Ao nascer o bebê consegue enxergar muito pouco, somente entre 20 e 30cm de distância, o suficiente para olhar para o rosto da mamãe enquanto é amamentado. Como a visão não foi estimulada durante

O olfato é o sentido mais eficiente do bebê, e é assim que ele identifica se a mamãe está por perto. Você deve estar se perguntando se o bebê realmente sabe quem é a mamãe. A resposta é SIM, ele conhece o cheiro da mamãe desde quando estava em seu ventre, assim como a voz da mamãe e das pessoas que já conviviam com o bebê durante a gestação.

Comportamento, estímulos, brincadeiras e brinquedos

Você vai se derreter ao vê-lo sorrir, especialmente enquanto ele dorme, porém o sorriso ainda é um movimento involuntário, mas para que muitos especialistas representa o bem-estar da criança.

Fique com o rosto próximo ao do bebê para que ele possa enxergar suas expressões, desde os primeiros dias de vida ele já tenta imitar as pessoas com quem convive.

Após o banho faça massagens suaves no bebê. Além de relaxantes elas estimulam e carinho e comunicação entre papais e filhos, afinal nessa fase o contato é uma das mais eficientes formas de se comunicar com o bebê.

O bebê ainda não pega ou tenta pegar brinquedos, mas os estímulos e encantamento dos móbiles (aqueles brinquedos coloridos que penduramos nos berços e, muitas vezes, tocam músicas de ninar) é quase que imediato. Quando o bebê estiver alerta coloque o móbile para funcionar. Ele pode não demonstrar reações imediatas, mas com o passar dos dias você poderá notar que objetos coloridos, sonoros e os que se movimentam deixam os bebês encantados. O móbile também ajuda no desenvolvimento da visão.

Quando o bebê começar a bocejar, desviar muito o olhar, ou até mesmo chorar, é hora de parar de estimular, afinal tudo é novidade e ele pode estar cansado. Para deixá-lo mais tranquilo dê colo e faça um passeio pela casa cantando bem baixinho – eles adoram!

Alimentação

O bebê necessita somente de leite materno em seus primeiros 6 meses de vida. Nesses primeiros dias o bebê precisará ser alimentado a cada 3 ou 4 horas, porém é importante que você deixe seu bebê determinar o quanto ele quer mamar e quando, a não ser que ele seja prematuro ou por ordens do pediatra. Sempre que o bebê solicitar ofereça o leite materno e, quando seu estômago estiver cheio, ele mesmo irá parar de mamar.
Para que suas necessidades nutricionais sejam supridas ele precisa ingerir cerca de 600ml de leite por dia, o que significa cerca de 400 a 900 calorias por dia.

Desenvolvimento do bebê no 1º mês de vida

É perfeitamente normal o bebê perder cerca de 10% do peso nos primeiros dias de vida, afinal agora ele precisa aprender a se alimentar sozinho e antes o alimento chegava sem que ele precisasse pedir ou fazer algum esforço. Em duas semanas ele deverá ter recuperado todo o peso perdido.

Nesta primeira etapa do desenvolvimento o bebê deverá ganhar cerca de 150 à 200g por semana. Esse ganho logo será visível em suas pequenas bochechas e dobrinhas lindas em seu pescoço, braços e pernas.

Cuidados

O bebê ainda é muito frágil e vulnerável a doenças. O ideal é que o bebê fique em casa, saindo somente para visitas ao pediatra.

Outro cuidado importante é quanto às visitas. Não acorde o bebê e evite que as pessoas entrem no quartinho, especialmente se estiverem doentes. As mãos devem ser higienizadas com água e sabão e, se possível, álcool em gel.

Apesar de muito pequeno, jamais deixe o bebê sozinho em trocadores, camas e outros locais que não sejam perfeitamente seguros, pois eles podem se movimentar e cair.

A hora do banho também requer cuidados, leia nossa matéria: Banho do bebê – vídeo passo a passo.
A troca de fraldas, que deverá ser trocada sempre que o bebê defecar ou com intervalo máximo de 3 horas, leia nossa matéria: Como trocar a fralda do bebê menino ou menina – com vídeo.

Saúde

A higiene do umbigo é fundamental para uma boa cicatrização. Mantenha o local seco e limpo. Realize a higiene umedecendo hastes de algodão (Cotonete) com álcool 70% e limpando todo o umbiguinho com delicadeza.
A queda do umbigo ocorre, geralmente, entre 7 à 15 dias.

 Vacinas
vacina02_shutterstock

 BCG
Hepatite B

Bebês prematuros

Se o seu filho nasceu prematuramente, ele levará um pouco mais de tempo para apresentar as características citadas. Por esta razão os prematuros possuem duas datas, a cronológica (data do nascimento) e a corrigida (data prevista do parto). Para acompanhar o desenvolvimento do bebê considere a data corrigida.

A mamãe

Especialmente nesta primeira semana a mamãe geralmente sente bastante cansaço, afinal foram tantas emoções, novidades e uma mudança radical na rotina, mesmo para quem já tem mais filhos.

Tente descansar sempre que possível, inclusive durante o dia, afinal vai demorar um pouquinho para a mamãe voltar a ter uma noite inteira de sono. Seus amigos e parentes entenderão que você precisa de um tempo para se recuperar e se acostumar com a nova rotina.

Por conta da amamentação o apetite aparece com força total. Alimente-se de forma saudável, ingerindo bastante alimentos que contenham cálcio (leite e derivados) e ferro (carnes vermelhas e folhas escuras como brócolis e espinafre).

A dica para se sentir bem é arrumar um tempinho para cuidar de você. Tome um bom banho, coloque roupas limpas, escove os dentes e arrume o cabelo (um rabo de cavalo faz milagres). Só dispense cremes com cheiro forte e perfumes, pois podem incomodar ou mesmo causar alergia no bebê. Deixe o bebê sentir o cheirinho da mamãe, ele adora!

Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Havendo qualquer dúvida fale sempre com o pediatra, somente ele está apto a avaliar o desenvolvimento do seu filho está adequado para a idade.

Você também pode gostar de ler:

Desenvolvimento do bebê de 1 mês
Gravidez: Vídeo do desenvolvimento fetal

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Sherry & John

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Desenvolvimento do bebê de 5 meses: sentidos, comportamento, saúde, vacinas, dicas para mamães e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.