Home / Especiais / Atividades infantis / Novembro / Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro

Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado dia 20 de novembro porque é a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. A data é comemorada desde 1960, porém somente nos últimos ganhou notoriedade inclusive sendo decretado feriado em alguns municípios brasileiros. A semana do dia 20 de novembro é chamada de Semana da Consciência Negra.

Zumbi, conhecido como Zumbi dos Palmares, era o líder de uma comunidade de escravos negros que fugiam das senzalas, fazendas ou mesmo prisões. Essa comunidade era conhecida como Quilombo. Essa comunidade chegou a ter mais de 20 mil moradores e ocupava um área quase que do tamanho de Portugal.

O Dia da consciência negra é uma data que marca a luta contra o preconceito racial, a luta pela igualdade social. Dia de refletir sobre toda dificuldade que os negros passaram desde a época da escravatura até hoje em busca dos seus direitos sociais. Dia de destacar a importância da raça negra na cultura brasileira e na formação de nosso povo.

Comemore o Dia Nacional da Consciência Negra com o Almanaque dos pais selecionando algumas atividades para realizar e ensinar a importância desta data para as crianças.

Clique nas imagens para ampliar. Ao carregar a imagem ampliada clique ao mesmo tempo nas teclas “Ctrl” e “P” para imprimir.

Atividades do Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Portal escolar

 consciencia-negra-atividades  consciencia-negra-atividades02  consciencia-negra-atividades03
 consciencia-negra-atividades-cacapalavras  consciencia-negra-atividades-instrumentos  consciencia-negra-colorir

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.