Home / Filhos / Saúde / Garanta o bem-estar das crianças neste Carnaval

Garanta o bem-estar das crianças neste Carnaval

Barra-guest-post

Pensando em levar os seus filhos para folia neste Carnaval? Com o pula-pula das  atividades infantis típicas da temporada é bom tomar alguns cuidados para garantir o bem-estar das crianças. Saiba como evitar a desidratação, que tipo de fantasia escolher e a melhor opção de alimentação para manter a criançada saudável durante as comemorações carnavalescas.

Foto: Pedro Dias
Foto: Pedro Dias

Como normalmente essa época do ano é quente e envolve várias atividades ao ar livre, é bom manter os pequenos bem hidratados para repor a energia e o líquido que se perdem durante a transpiração. Para isso, nada melhor do que água. Pelo menos 4 copos diários da bebida são recomendados para que a criança não sofra desidratação e tenha um bom funcionamento do intestino.

Em dias de muito calor, não espere pelos pequenos pedirem água, eles podem se esquecer. O melhor jeito é oferecer a bebida frequentemente e em pequenas quantidades. E, lembre-se, não deixe a água esquentar muito, procure oferecer a bebida sempre fresca porque facilita sua absorção no organismo.

Outra dica é evitar refrigerante ou bebidas muito adocicadas. O açúcar faz com que a criança perca ainda mais líquido pela urina. Procure substituir a bebida por água de coco, chá gelado de erva-cidreira ou erva-doce ou ainda sucos naturais, como os de melancia e melão, que são fontes de potássio e água e não precisam ser adoçados.

Seja qual for a sua programação de Carnaval, na cidade ou na praia, uma boa alimentação é crucial para repor as energias. Por isso, ofereça um cardápio balanceado e de fácil digestão, incluindo variedade de frutas, legumes e verduras. Se for levar lanchinhos para passar o dia fora de casa, prefira os recheios de queijo branco e cenoura aos embutidos e patês. Evite frituras e leve a comida sempre bem embalada em uma bolsa térmica.

Se entre as muitas atividades do feriado incluir um bailinho de Carnaval, vista a criança com roupas e calçados confortáveis para que ela possa se movimentar naturalmente. Se for fantasiar os pequenos, opte por trajes bem ventilados ou feitos de fibras naturais, como o algodão e o linho, que ajudam na transpiração.

Tenha cuidado com as máscaras, certifique-se de que a criança consegue enxergar e respirar bem ao usar o acessório. Além de retirar da fantasia qualquer adereço que possa machucar, remova os enfeites fáceis de engolir e engasgar. E se for usar maquiagem para enfeitar os pequenos, faça um teste de alergia antes de aplicar o produto e evite passá-lo na região dos olhos para não causar irritação.

Principalmente nas atividades ao ar livre, proteja a sua criança do sol. Carregue sempre boné, camiseta, protetor solar e evite os horários de sol forte entre 10h e 16h. Uma última recomendação é evitar locais muito abafados ou aglomerações, aonde a criança possa se sentir desconfortável. Com essas medidas vai ficar muito mais fácil ter um memorável Carnaval em família. Bom proveito a todos!

Guest Post produzido por OMO.

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que seu filho precise tratamento ortodôntico como usar aparelho, por exemplo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.