Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Grávida pode carregar criança no colo?

Grávida pode carregar criança no colo?

Logo que a mamãe descobre que está grávida novamente, uma das primeiras perguntas que ela faz é:

– Será que posso pegar meu filho mais velho no colo?

E a resposta vai variar de acordo com o peso da criança, tempo de gestação e saúde da mamãe.
De uma forma geral é melhor evitar carregar crianças que pesem mais de 10 quilos, pois a coluna da gestante ficará sobrecarregada, gerando dor e desconforto.

Outra questão para avaliar é o tempo de gestação. Ao chegar ao terceiro trimestre o indicado é que a gestante não carregue peso extra. Além do peso do bebê que está na barriga, o centro de gravidade da gestante também mudou, o que pode aumentar o risco de quedas especialmente com outra criança no colo, além de sobrecarregar os nervos da coluna.
Vale lembrar que a ação dos hormônios da gestação deixa os ligamentos e articulações do corpo mais soltas, provocando instabilidade e, em algumas situações, dor moderada ou intensa.

Se o filho mais velho ainda for pequeno e pede por colo, o melhor é que, na hora de pegá-lo, a gestante use as forças das pernas e joelhos para abaixar e levantar com a criança, evitando dobrar as costas para que todo o esforço seja sustentado pela coluna, pois à medida que a barriga cresce, os músculos do abdome não dão mais sustento aos músculos das costas que ficam sobrecarregados.

Foto: Melbia
Foto: Melbia

Se o colo for uma forma do filhote pedir carinho, a mamãe grávida deverá se sentar pagar pegá-lo e se lembrar de chamar seu filho para o colo quando estiver sentada. Desta forma ela poderá abusar do carinho, cafuné, beijos e massagens sem riscos ou dores e aproveitando muito mais este momento de amor entre mãe e filho.

Esta época é uma ótima oportunidade para os papais ensinarem ao filho mais velho a ter mais independência para se locomover, ensinando-o a subir na cadeira para as refeições, entrar e sair do carro e até mesmo subir e descer escadas de mãos dadas com um adulto. É fundamental explicar a importância de um adulto por perto o ajudando nesse aprendizado, assim a criança solicitará ajuda nesses momentos evitando acidentes.

Em alguns casos o médico pode recomendar que a gestante não levante ou carregue peso, por  oferecer algum risco à gravidez, incluindo parto prematuro. Nestas situações a mamãe deverá recorrer ao colo somente quando estiver sentada e cobrir o filhote de carinho. Após algum tempo do parto ela estará novamente liberada para pegar todos os seus herdeiros no colo.

Ao sentir qualquer desconforto ao levantar peso ou carregar uma criança no colo, a gestante deverá procurar seu médico para receber as recomendações adequadas para seu caso.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

7-sintomas-de-gravidez

7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou

Conheça os 7 sintomas de gravidez que você jamais imaginou que existiam ou mesmo que eles eram sintomas de gravidez tão comuns nas gestações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.