Gravidez do papai: 11 semanas de gestação
O bebê está formado, a ordem agora é crescer! Alguns fetos chegam a dobrar de tamanho durante esta 11ª semana de gravidez.
Talvez esta semana seja a despedida em ver sua mulher colocando o estômago para fora.
A futura mamãe
O útero da futura mamãe já está do tamanho de uma laranja baiana! O ganho de peso e a forma arredondada da barriga ficam um pouco mais evidentes.
Com o aumento do volume sanguíneo, a gestante fica mais encalorada, provavelmente aqueles quilos de cobertores e edredons saiam da cama para o armário ou mesmo para o chão durante a noite.
Talvez ela reclame mais de dores de cabeça. Mas qualquer medicamento, mesmo os considerados “seguros”, só devem ser ingeridos após conversar com um médico.
Os enjoos começam a diminuir para a maioria das futuras mamães, mas alguns odores podem continuar incomodando.[
Seu Bebê
Seu pequeno vai crescer bastante! No início desta semana ele mede cerca de 40mm e poderá chegar a 60mm até o final dela. Seu peso estará entre 8 e 10g. Seu corpo está menos curvilíneo, ou seja, antes ele tinha o formato similar ao da letra “C”, mas agora ele já está menos curvado, exceto por suas pernas que estão flexionadas.
A cabeça do seu bebê continua proporcionalmente bem maior do que o restante do corpinho, porém já está com os traços bem mais definidos. Sua orelhinha já está quase no lugar. As pálpebras já estão fechadas e a íris em desenvolvimento.
A placenta está pronta para funcionar e o sangue começará a fluir entre o bebê e o útero através do cordão umbilical. Seu filhote começará a produzir seus próprios glóbulos vermelhos.
Sua pele continua transparente e uns pelinhos começam a cobri-la. Suas mãos ficam mais sensíveis e agora ele pode sentir tudo que toca, inclusive começa a tocar e brincar com o seu próprio rostinho e demais áreas do corpo. Suas unhas também começam a se formar.
Ainda é cedo para pensar na decoração do quartinho, mas os testículos ou ovários do seu bebê já estão formados. O sexo poderá ser “descoberto” perto da 18ª semana.
– Você sabia que o papai é o “responsável” pelo sexo do bebê?
As pessoas do sexo feminino possuem os cromossomos XX, enquanto as do sexo masculino possuem o XY. Como o bebê recebe um cromossomo do pai e outro da mãe, obrigatoriamente ele herda o X da mamãe e poderá receber o X ou Y do papai.
Quem carrega os cromossomos do papai são os espermatozoides que podem ser X ou Y. Se o espermatozoide que fecundou o óvulo levar o cromossomo X, nascerá uma menininha, porém se ele levar o Y nascerá um garotão.
Dicas da semana:
A pressão de ser papai pode estar pesando um pouco em seus ombros: finanças, responsabilidades, acompanhar a futura mamãe mudando de humor a cada instante e colocando o estômago para fora… Tire um tempinho para você. Vá jogar bola com os amigos, tomar um chopinho e jogar conversa fora. Mas para evitar ainda mais alterações de humor, volte para casa com flores ou bombons para a gestante não se sentir deixada de lado. Um bilhetinho romântico também é uma excelente opção.
Alguns casais que já tem um filho se flagram pensando em como podem amar outro bebê tanto o quanto já ama o seu primogênito, ou mesmo como farão para dividir a atenção entre os irmãos. Se este é seu caso tente não se preocupar, assim que seu filho mais novo chegar e estiver em seus braços você se sentirá mais seguro e tranquilo, sentirá que ama seus filhos da mesma forma e com o dia a dia você aprenderá a dividir o seu tempo com seus filhos.