Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 11 semanas de gestação

Gravidez do papai – 11 semanas de gestação

Gravidez do papai: 11 semanas de gestação

O bebê está formado, a ordem agora é crescer! Alguns fetos chegam a dobrar de tamanho durante esta 11ª semana de gravidez.
Talvez esta semana seja a despedida em ver sua mulher colocando o estômago para fora.

A futura mamãe

remedioO útero da futura mamãe já está do tamanho de uma laranja baiana! O ganho de peso e a forma arredondada da barriga ficam um pouco mais evidentes.

Com o aumento do volume sanguíneo, a gestante fica mais encalorada, provavelmente aqueles quilos de cobertores e edredons saiam da cama para o armário ou mesmo para o chão durante a noite.

Talvez ela reclame mais de dores de cabeça. Mas qualquer medicamento, mesmo os considerados “seguros”, só devem ser ingeridos após conversar com um médico.

Os enjoos começam a diminuir para a maioria das futuras mamães, mas alguns odores podem continuar incomodando.[

Seu Bebê

Semana 11

Seu pequeno vai crescer bastante! No início desta semana ele mede cerca de 40mm e poderá chegar a 60mm até o final dela. Seu peso estará entre 8 e 10g. Seu corpo está menos curvilíneo, ou seja, antes ele tinha o formato similar ao da letra “C”, mas agora ele já está menos curvado, exceto por suas pernas que estão flexionadas.

A cabeça do seu bebê continua proporcionalmente bem maior do que o restante do corpinho, porém já está com os traços bem mais definidos. Sua orelhinha já está quase no lugar. As pálpebras já estão fechadas e a íris em desenvolvimento.

A placenta está pronta para funcionar e o sangue começará a fluir entre o bebê e o útero através do cordão umbilical. Seu filhote começará a produzir seus próprios glóbulos vermelhos.

Sua pele continua transparente e uns pelinhos começam a cobri-la. Suas mãos ficam mais sensíveis e agora ele pode sentir tudo que toca, inclusive começa a tocar e brincar com o seu próprio rostinho e demais áreas do corpo. Suas unhas também começam a se formar.

Ainda é cedo para pensar na decoração do quartinho, mas os testículos ou ovários do seu bebê já estão formados. O sexo poderá ser “descoberto” perto da 18ª semana.

– Você sabia que o papai é o “responsável” pelo sexo do bebê?

As pessoas do sexo feminino possuem os cromossomos XX, enquanto as do sexo masculino possuem o XY. Como o bebê recebe um cromossomo do pai e outro da mãe, obrigatoriamente ele herda o X da mamãe e poderá receber o X ou Y do papai.
Quem carrega os cromossomos do papai são os espermatozoides que podem ser X ou Y. Se o espermatozoide que fecundou o óvulo levar o cromossomo X, nascerá uma menininha, porém se ele levar o Y nascerá um garotão.

Dicas da semana:

Presente para voceA pressão de ser papai pode estar pesando um pouco em seus ombros: finanças, responsabilidades, acompanhar a futura mamãe mudando de humor a cada instante e colocando o estômago para fora… Tire um tempinho para você. Vá jogar bola com os amigos, tomar um chopinho e jogar conversa fora. Mas para evitar ainda mais alterações de humor, volte para casa com flores ou bombons para a gestante não se sentir deixada de lado. Um bilhetinho romântico também é uma excelente opção.

Alguns casais que já tem um filho se flagram pensando em como podem amar outro bebê tanto o quanto já ama o seu primogênito, ou mesmo como farão para dividir a atenção entre os irmãos. Se este é seu caso tente não se preocupar, assim que seu filho mais novo chegar e estiver em seus braços você se sentirá mais seguro e tranquilo, sentirá que ama seus filhos da mesma forma e com o dia a dia você aprenderá a dividir o seu tempo com seus filhos.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Its a girl

Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Gravidez do papai: 15 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, o desenvolvimento do bebê, posição do cinto de segurança e dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.