Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 12 semanas de gestação

Gravidez do papai – 12 semanas de gestação

Gravidez do papai: 12 semanas de gestação

Esta é a última semana do terceiro mês lunar. Enjoos e cansaço começam a diminuir e outro motivo para comemorar é que, a partir desta semana, as chances de ocorrer um aborto espontâneo caem drasticamente e em breve você já poderá anunciar que um herdeiro está a caminho.

A futura mamãe

As dores nas mamas diminuem e podem até desaparecer, mas os seios continuam maiores, pode comemorar! mulher feliz

Se esta for a primeira gravidez da sua companheira, é bem provável que a barriguinha esteja mais evidente somente agora. Porém se ela já teve outras gestações, a barriguinha já apareceu a algumas semanas. Com o corpo da futura mamãe mudando sua forma, roupas para gestante e sapatos com saltos pequenos são itens obrigatórios, prepare a carteira!

O útero começa a se posicionar numa região em que pressiona menos a bexiga, ou seja, menos idas ao banheiro.

As grávidas ficam muito emotivas, qualquer cena de amor na novela ou uma criança pedindo esmola no semáforo, podem fazer com que ela caia no choro. Dê apoio e tente não assistir programas que podem impressionar quando ela estiver por perto.

Seu Bebê

Semana 12

Seu herdeiro já estará até o final desta semana entre 7 e 11cm de comprimento da cabeça aos pés e pesando entre 13 e 20g.Semana 12

A placenta, que será sua piscina aquecida até o dia do nascimento, já está formada. Ela possui cerca de 50ml de líquido amniótico e este líquido começa a ser deglutido pelo bebê. Com os rins já funcionando, esta ingestão permite a formação de urina que é eliminada novamente no líquido amniótico. Um pouco nojento, mas perfeitamente normal.

Seu bebê já chuta, soca, estica… Mas por ele ser muito pequeno, ter muito espaço para se mexer e também pela posição do útero neste estágio, nem a gestante nem você sentirão esses movimentos. Assim que ele crescer um pouco mais e começar a pressionar a parede do útero você poderá sentir com as mãos, e até mesmo ver os movimentos na barriga da mamãe.

Entre a 12ª e 18ª semana é o período mais crítico do desenvolvimento cerebral do bebê. A futura mamãe precisa fugir a qualquer custo do álcool, tabaco (inclusive mantendo distância de qualquer pessoa fumando) e drogas. Inclusive nesta semana a glândula pituitária do pequeno começa a produzir hormônios.

Suas orelhas já estão no lugar certo e seus olhos também já se posicionaram. Os cabelos começam a crescer, mas é bem provável que seu bebê nasça carequinha.

Os dedos dos pés e das mãos já estão separados, e ele começa a chupar o dedão, se tiver sorte poderá ver essa cena através do ultrassom.

Os intestinos continuam migrando do cordão umbilical para dentro do abdômen e começam os movimentos peristálticos (contrações intestinais que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos).

Dicas da semana:

casal caminhandoA disposição da futura mamãe está voltando. Sair para passear ou caminhar com ela, de preferência com as mãos dadas, será um ótimo incentivo para uma atividade física em conjunto e um momento bacana para falar sobre os planos futuros.

Em alguns momentos sua forma de expressar os seus sentimentos pode não corresponder ao da sua parceira, até porque homens e mulheres manifestam seus sentimentos de forma muito diferentes, mesmo quando a gravidez é planejada e esperada. Neste momento vale um esforço extra para corresponder às expectativas, por mais que seja complicado, pois a gravidez é um período de emoções exageradas para a gestante. Com esse esforço extra para expor seus pensamentos, alegrias e preocupações, os receios e entusiasmos de sua parceira serão partilhados com você e ela se sentirá mais calma e segura.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Its a girl

Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Gravidez do papai: 15 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, o desenvolvimento do bebê, posição do cinto de segurança e dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.