Gravidez do papai: 13 semanas de gestação
Finalmente chegou o segundo trimestre, ou se preferir, o quarto mês lunar. Durante os próximos 3 meses a futura mamãe se sentirá mais animada e disposta. Sem dúvidas a melhor fase da gestação!
A futura mamãe
O útero da futura mamãe já pode ser sentido cerca de 10cm abaixo do umbigo, e começará a ser sentido cada vez mais “alto”. É comum algumas mamães sentirem uma dor no abdome ou uma fisgada próxima à virilha, é a chamada “dor no ligamento redondo” e significa que o ligamento do útero está se estirando para acomodar o bebê.
Se você está louco para ver a barriga da sua parceira aparecendo, mas ainda está bem discreta, não se preocupe, cada gestação é única e não existem regras para quando a barriga irá aparecer. Tenha paciência que neste trimestre o crescimento do seu filhote deixará a futura mamãe bem barriguda.
Algumas gestantes apresentam nesta fase dores nas costas, azia e até inchaço.
Ao sair com a futura mamãe, leve um lenço, pois neste estágio da gestação é comum ocorrer congestão nasal por conta do aumento do fluxo sanguíneo, além da gestante estar mais emotiva e pode ser flagrada chorando a qualquer momento.
Seu Bebê
Vamos falar das medidas do bebê somente entre a cabeça e o bumbum, ou seja, vamos desconsiderar a medida dos pés. Seu bebê está medindo entre 6,5 e 7,8cm e pesando cerca de 30g. É o tamanho de um pêssego.
Sua cabeça começa a ficar proporcional ao corpo, ou seja, diminui o ritmo de crescimento para que o corpo possa “alcançá-la”. Os ossos do crânio começam a se fundir, em breve as costelas serão formadas.
As cordas vocais e laringe também se formam, porém só será possível ouvir seu pequeno balbuciando quando ele não estiver mais imerso no líquido amniótico.
Os intestinos estão, finalmente, no interior do corpo e não mais no cordão umbilical.
Agora seu filhote já sabe sugar e engolir o líquido amniótico e, com os rins em perfeito funcionamento, expelir em forma de urina novamente no líquido amniótico, que se renova a cada 3 horas. As conexões entre o cérebro, músculos e nervos estão completos. O seu bebê está apto a se mover livremente e usar seus músculos para puxar, empurrar e explorar várias posições. Ele já brinca dentro da barriga e poderá ser flagrado no ultrassom chupando os dedinhos ou mesmo se espreguiçando.
Já é possível saber o sexo do bebê! Mas como nem sempre o médico terá uma boa imagem por conta da posição do feto, é melhor aguardar até a 16ª semana para ter certeza. Alguns estudos indicam que a gravidez de menino provoca mais fome do que quando você está esperando uma menina.
Dicas da semana:
Se você está pensando em tirar férias e viajar antes do bebê nascer, esta é a melhor época. A futura mamãe estará se sentindo bem mais disposta e, na maioria das gestações os enjoos desaparecem. Leve sempre água mineral e lembre-se de que, se for viajar de carro ou ônibus, várias paradas serão necessárias para idas ao banheiro.
E não se esqueçam do cinto de segurança!
A notícia mais esperada desde a confirmação da gestação: A libido da sua parceira está de volta e os enjoos foram embora, pelo menos para a maioria das gestantes. Hora de aproveitar os jantares românticos e investir nas carícias.
Leia também: Sexo na gravidez: As 11 melhores posições para grávidas