Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 13 semanas de gestação

Gravidez do papai – 13 semanas de gestação

Gravidez do papai: 13 semanas de gestação

Finalmente chegou o segundo trimestre, ou se preferir, o quarto mês lunar. Durante os próximos 3 meses a futura mamãe se sentirá mais animada e disposta. Sem dúvidas a melhor fase da gestação!

A futura mamãe

O útero da futura mamãe já pode ser sentido cerca de 10cm abaixo do umbigo, e começará a ser sentido cada vez mais “alto”. É comum algumas mamães sentirem uma dor no abdome ou uma fisgada próxima à virilha, é a chamada “dor no ligamento redondo” e significa que o ligamento do útero está se estirando para acomodar o bebê.

Se você está louco para ver a barriga da sua parceira aparecendo, mas ainda está bem discreta, não se preocupe, cada gestação é única e não existem regras para quando a barriga irá aparecer. Tenha paciência que neste trimestre o crescimento do seu filhote deixará a futura mamãe bem barriguda.lenco de papel

Algumas gestantes apresentam nesta fase dores nas costas, azia e até inchaço.

Ao sair com a futura mamãe, leve um lenço, pois neste estágio da gestação é comum ocorrer congestão nasal por conta do aumento do fluxo sanguíneo, além da gestante estar mais emotiva e pode ser flagrada chorando a qualquer momento.

Seu Bebê

Semana 13

Vpessegoamos falar das medidas do bebê somente entre a cabeça e o bumbum, ou seja, vamos desconsiderar a medida dos pés. Seu bebê está medindo entre 6,5 e 7,8cm e pesando cerca de 30g. É o tamanho de um pêssego.

Sua cabeça começa a ficar proporcional ao corpo, ou seja, diminui o ritmo de crescimento para que o corpo possa “alcançá-la”. Os ossos do crânio começam a se fundir, em breve as costelas serão formadas.

As cordas vocais e laringe também se formam, porém só será possível ouvir seu pequeno balbuciando quando ele não estiver mais imerso no líquido amniótico.

Os intestinos estão, finalmente, no interior do corpo e não mais no cordão umbilical.
Agora seu filhote já sabe sugar e engolir o líquido amniótico e, com os rins em perfeito funcionamento, expelir em forma de urina novamente no líquido amniótico, que se renova a cada 3 horas. As conexões entre o cérebro, músculos e nervos estão completos. O seu bebê está apto a se mover livremente e usar seus músculos para puxar, empurrar e explorar várias posições. Ele já brinca dentro da barriga e poderá ser flagrado no ultrassom chupando os dedinhos ou mesmo se espreguiçando.

Já é possível saber o sexo do bebê! Mas como nem sempre o médico terá uma boa imagem por conta da posição do feto, é melhor aguardar até a 16ª semana para ter certeza. Alguns estudos indicam que a gravidez de menino provoca mais fome do que quando você está esperando uma menina.

Dicas da semana:

aviaoSe você está pensando em tirar férias e viajar antes do bebê nascer, esta é a melhor época. A futura mamãe estará se sentindo bem mais disposta e, na maioria das gestações os enjoos desaparecem. Leve sempre água mineral e lembre-se de que, se for viajar de carro ou ônibus, várias paradas serão necessárias para idas ao banheiro.
E não se esqueçam do cinto de segurança!

A notícia mais esperada desde a confirmação da gestação: A libido da sua parceira está de volta e os enjoos foram embora, pelo menos para a maioria das gestantes. Hora de aproveitar os jantares românticos e investir nas carícias.
Leia também: Sexo na gravidez: As 11 melhores posições para grávidas

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Its a girl

Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Gravidez do papai: 15 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, o desenvolvimento do bebê, posição do cinto de segurança e dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.