Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Its a girl
Foto: doriana_s

Gravidez do papai: 15 semanas de gestação

Estamos próximos ao quinto mês de gravidez e a barriguinha da sua companheira já está aparente. A partir desta semana você poderá descobrir o sexo do bebê e a futura mamãe poderá começar a sentir uns movimentos na barriga.

A futura mamãe

Já é possível sentir o seu útero a cerca de 8cm abaixo do umbigo. O obstetra começará a medir com uma fita métrica a “altura do fundo uterino” para assegurar que o bebê esteja crescendo adequadamente. Esta é a medida entre o fundo uterino e o osso púbico.

É possível que sua mulher esteja sentindo algum desconforto ao dormir por conta da barriguinha aparecendo, mas mesmo que não seja este o caso é melhor ela começar a se acostumar com algumas posições mais confortáveis para a mamãe e bebê. A melhor posição é deitar-se de lado, sendo o lado esquerdo o mais indicado por liberar mais nutrientes para o bebê e fazer com que os rins possam trabalhar melhor. Usar almofadas, inclusive para apoiar a barriga, trará mais conforto sempre que estiver deitada.

A sonolência poderá persistir, então os cuidados ao dirigir devem ser redobrados. Aproveitando que entramos no assunto de dirigir, a futura mamãe deverá usar sempre o cinto de segurança, ele é adequado para as gestantes também. Só atente para posicionar a faixa inferior abaixo da linha da barriga, e a transversal deverá passar pelo tórax.

gravida-pode-usar-cinto-de-seguranca

Seu Bebê

Semana 15

Seu filhote já mede entre 10 e 11cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 50 a 70g.
Seus olhos, apesar de fechados, já são sensíveis à luz, ou seja, um flash ou mesmo uma lanterna perto da barriga podem fazer com que seu bebê se movimente para fugir dessa claridade.

O lanugo está se formando, ou seja, uma penugem que recobre toda a pele do bebê e irá cair no final da gestação. Alguns bebês, especialmente os prematuros, nascem com esses pelos, porém com o tempo eles somem.

A futura mamãe poderá sentir alguns movimentos do seu pequeno na barriga, uma sensação de gases ou borboletinhas batendo as asas, mas é mais comum sentir essas sensações a partir da 17ª semana. Em breve você também poderá sentir seu bebê se mexendo.

Os ossos estão endurecendo, especialmente os do crânio, o que exige uma absorção de cálcio ainda maior. Os três pequenos ossos da orelha interna começaram a se formar e logo ele estará pronto para lhe ouvir. Pratique cantar, contar histórias e conversar com seu bebê.

As pernas de seu pequeno já estão tão longas quanto seus braços. Sua cabeça não é mais a maior parte, seu corpo já está mais longo e menos curvado.

Entre a 15ª e a 18ª semanas de gestação, será possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom. Se o objetivo é saber o sexo, o mais indicado é esperar pelo menos até a 17ª semana para aumentar as chances de descobrir.

Dicas da semana:

massagem peSeja carinhoso com sua companheira, o que é diferente de fazer sexo. Faça massagens suaves em seus pés, passe óleo de amêndoas na barriga, passeie de mãos dadas, assistam televisão juntinhos. Mamães que recebem mais carinhos tendem a ser mais carinhosas com seus filhos e seu companheiro.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

casal

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, desenvolvimento do bebê e dicas de sexo na gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.