Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 16 semanas de gestação

Gravidez do papai – 16 semanas de gestação

Gravidez do papai: 16 semanas de gestação

Com a barriga da futura mamãe crescendo você estará se sentindo cada vez mais papai e responsável por esse bebê que está se formando. Cuidado para não deixar que essas responsabilidades interfiram em seu humor, curta cada momento, ainda mais que agora seu bebê já pode sentir você por perto. Você também se flagrará pensando em sua infância e influências que o tornaram no homem que é hoje, use essas experiência para amadurecer e fortalecer a sua paternidade.

A futura mamãe.

O útero está agora a 7,4cm do umbigo. Nesta fase o volume sanguíneo da futura mamãe aumenta cerca de 20%.

O olfato está bem aguçado, porém poderão surgir pequenos sangramentos nasais e congestão.

A esta altura ao apertar os mamilos poderá sair um pouco de colostro.

amamentacao
Mas o que é e para que serve o Colostro?

– O colostro é uma forma de leite amarelado que é secretado nos primeiros dias de amamentação. Ele é formado, principalmente, de água, leucócitos, proteínas e carboidratos e, nos próximos 15 dias, se modificará para o leite maduro.

Seu baixo volume está adequado com a capacidade gástrica do recém-nascido.

O colostro é a substância capaz de eliminar todos os resíduos do mecônio do trato intestinal do bebê, auxiliando no amadurecimento e funcionamento adequado do intestino, além de prevenir diarreias, alergias e infecções, pois equilibra adequadamente as bactérias que vivem no intestino.

No dia do parto é quando ele se apresenta mais rico. É considerado, também, como a primeira vacina do bebê, pois é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.

Seu Bebê

Semana 16
Seu filhote já mede entre 10,8 e 11,6cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 80g.

Suas pernas já estão mais longas que os braços e com o endurecimento dos ossos talvez a mamãe já comece a sentir seus movimentos, porém a maioria das mamães só sentirão após a 20ª semana, afinal ele ainda tem bastante espaço para nadar. Por falar em espaço para nadar, há cerca de 250ml de líquido amniótico dentro da placenta.

Os olhos já estão na frente, porém ainda distantes um do outro. Os músculos dos olhos já começaram a trabalhar. As sobrancelhas estão se formando, assim como os cílios, e agora ele pode movimentar seus músculos da face fazendo caretas.

Alguns bebês descobrem nesta semana o cordão umbilical e começam a brincar com ele. Fique tranquilo porque eles não possuem força e suas mãos são bem pequenas, essas brincadeiras não farão mal ao bebê.

Seu coração bombeira cerca de 24 litros de sangue por dia.
A vagina, se for menina, e o ânus já estão abertos.

Já começou a produção do mecônio, a primeira fezes que o seu bebê irá eliminar, geralmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. É viscosa, escura e de cor esverdeada. Sua evacuação é estimulada, principalmente, pela ingestão do colostro. Quando o mecônio é eliminado antes do parto o líquido amniótico, que é de cor clara, ficará escurecido. Este fenômeno é anormal e pode indicar sofrimento fetal.

Entre a 16ª e a 18ª semana o médico poderá solicitar uma amniocentese. É indicada para pais com alguma probabilidade de problemas genéticos, tais como Down, sensibilização do fator RH ou mesmo patologias ligadas ao sexo como hemofilia.

Dicas da semana:

homem escrevendoTer um seguro de vida é importante para garantir que seu filho possa ter uma vida mais tranquila caso alguma coisa aconteça com você ou sua companheira. Um testamento também poderá ajudar na divisão de bens, porém se não for registrado em cartório não terá muita utilidade. Se optar por fazer um testamento, procure o seu advogado para orientar a melhor forma de fazê-lo, pois há leis que protegem os direitos dos herdeiros e cônjuges e mesmo com o testamento você não poderá anulá-las.

Se você tem outros filhos, é hora de começar a prepará-los para a chegada de um novo membro na família. O risco de aborto espontâneo é pequeno e é importante que seus filhos possam sentir o irmãozinho mexendo na barriga e façam parte da organização para a chegada do bebê. Será uma ótima oportunidade para estabelecer laços com o irmãozinho.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

casal

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, desenvolvimento do bebê e dicas de sexo na gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.