Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 19 semanas de gestação

Gravidez do papai – 19 semanas de gestação

Gravidez do papai: 19 semanas de gestação

A barriga está despontando e fica cada vez mais evidente e concreta a ideia de que logo você será papai. Aproveite para ler alguns livros sobre gestação, educação e outros assuntos relacionados ao seu bebê.

A futura mamãe

O útero da gestante está na altura do umbigo, ou seja, adeus cinturinha. Mas fique tranquilo porque ela voltará.

Com o aumento de peso natural da gestante há uma alteração postural, o que aumenta também as queixas de dores nas costas, principalmente na lombar. Usar sapatos baixos e tomar banho quente (com o jato d’água direto nas costas) pode aliviar essas dores.

As mamães também costumam apresentas a “máscara da gravidez” ou cloasma, que são as machinhas escuras no rosto, principalmente nas bochechas.

O útero está crescendo e empurrando o estômago e, com isso, atrasando a digestão, logo a azia pode aparecer e dar aquela sensação de queimação no esôfago. Evitar a ingestão de grande quantidade de alimentos e líquidos durante as refeições auxilia na melhora desse sintoma tão desagradável.

Você poderá ser surpreendido com a sua parceira, que até então precisava de toneladas de cobertores para dormir até no verão, ligando um lagrimaventilador e jogando o lençol no chão em uma fresca noite de inverno. A gestação faz com que aumente a circulação sanguínea e, com isso, a mamãe fica mais calorenta.

Se futura mamãe possui um histórico de depressão ou mesmo caso na família, fique atento aos sinais e peça para que ela tenha um acompanhamento médico especializado para este momento cheio de dúvidas, emoções, inseguranças e hormônios em ebulição!

Seu Bebê

Semana 19

Seu filhote mede entre 13 e 17 cm (da cabeça até o bumbum), ou 20cm da cabeça aos pés,  e está pesando cerca de 200g.

Com a formação da mielina, uma substância que reveste o neurônio, o sistema nervoso do bebê está completo. Ela é a responsável pela transmissão dos impulsos elétricos cerebrais do seu filhote e é de suma importância para seu desenvolvimento intelectual por toda sua vida.

Os seus sistemas circulatório, digestivo e urinário também estão em pleno funcionamento.
O pequeno já muda de posição e responde a estímulos, tais como som e luz. Inclusive ele já pode ter uma posição preferida para dormir. Ele dorme cerca de 1 hora, intercalando com vários minutos acordado. Esse grande período diário em que ele dorme é de extrema importância para que ele conserve energia e possa crescer e amadurecer com saúde, afinal nos períodos em que ele está acordado ele se movimenta bastante e logo os seus chutes serão sentidos pela mamãe, principalmente quando a mamãe estiver deitada tentando dormir.

O bebê está com cada vez mais cabelo em sua cabecinha, assim como em seu corpo, esses pelos tendem a cair antes mesmo do nascimento. Nos bebês que nascem prematuros podemos observar que essa penugem ainda recobre o corpo, principalmente nas costas e ombros. Alguns bebês, inclusive, podem nascer com 40 semanas e continuar com esses pelinhos que podem demorar alguns meses para cair, o que é perfeitamente normal.

Se você será papai de uma menina, o útero e todos os óvulos que ela carregará em sua vida estão formados. Caso seja um meninão os testículos já podem ser vistos no Ultrassom.

Entre as semanas 18 e 22 o médico solicitará o ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Neste exame serão verificados: Coração e suas câmaras; formação cerebral; sistema digestivo, localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) além das medias da cabeça e fêmur para avaliar o crescimento do feto. Se os papais desejarem podem pedir para o médico revelar ou não o sexo do bebê.

Dicas da semana:

Agora você já poderá sentir os movimentos do bebê. São movimentos bem suaves, mas que lhe trarão uma sensação maravilhosa em poder, finalmente, sentir o seu filho.

homens-livros-660x330Caso você esteja muito preocupado com a educação de seu filho, saiba que este é um sentimento muito comum, mas que não deve tirar suas noites de sono. Converse com amigos e parentes e aproveite para pesquisar em livros, existem muitos títulos que tratam do tema educação. Se você teve uma educação muito rígida e não concorda com os métodos utilizados por seus pais, use isso para se reeducar e oferecer ao seu filho métodos mais eficazes e menos severos.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

casal

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, desenvolvimento do bebê e dicas de sexo na gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.