Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 01 a 10 / Gravidez do papai – 8 semanas de gestação

Gravidez do papai – 8 semanas de gestação

Sua Gravidez: 8 semanas de gestação

Finalzinho do segundo mês lunar e é hora de alguns sintomas da futura mamãe diminuírem, outros aumentarem e até novos sintomas entram para a lista.

A futura mamãe

mulher enjoada02 (591x640)O útero já está do tamanho de uma laranja e a cintura já começa a sentir essa diferença. Devido a este crescimento é comum a mamãe sentir um certo desconforto, pois seu útero está em constante contração. Ele estará assim durante toda a gestação, porém nem todas as mulheres sentem essa contração.

Estudos indicam que cerca de 70 a 80% das gestantes sofrem com algum grau de náuseas durante o primeiro trimestre da gestação.

Uma novidade desta semana é que os cabelos poderão ficar mais grossos e brilhantes, porém mais oleosos, assim como a pele. Podem aparecer acnes e manchas na pele devido aos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem no segundo trimestre ou ao final da gestação.

As mamas também devem estar mais pesadas, um sutiã reforçado poderá ajudá-la a evitar dores nas costas.

Nesta 8ª semana a gestante poderá sentir que está com menos “coragem” para fazer exercícios do que normalmente. Com orientação profissional ela deve alterar o programa de exercícios para uma série mais tranquila e sem atividades de impacto. É importante manter uma rotina com exercícios leves para evitar o ganho excessivo de peso que, ainda, podem resultar em problemas obstétricos.

Seu Bebê

Semana 08

Agora o seu bebê já está medindo entre 13 a 20mm. Sua face está cada vez mais formada, com pálpebras, lábios superiores e até ponta do nariz! Seus futuros dentes começam a se formar sob as gengivas.
Ele começou a perder seu rabinho, porém continua com a cabeça grande em um pequenino corpo.Semana 08 mao
Seu coração, que palpita a 170 batidas por minuto, já está dividido em quatro partes.
Seus rins começam a produzir urina.
Seus ombros já são aparentes e seus braços e pernas começam a se definir, inclusive os brotinhos que se tornarão seus lindos dedinhos. Seus ossos estão se formando e seria possível vê-los através da pele, que ainda é muito fininha e transparente.

O bebê começou a se movimentar, porém são movimentos pequenos e involuntários. Com esses movimentos ele já consegue passear pelo útero.

Dicas da semana:

Como os enjoos podem estar atormentando sua vida social, que tal evitar por enquanto restaurantes e convidar os amigos para um lanchinho em casa? Ajude no preparo dos lanches e em deixar a cozinha em ordem, afinal a fadiga deve estar atormentando sua parceira.

Está na hora de consultar seu convênio médico sobre atendimento e demais coberturas para a gestante, parto e futura cobertura para o seu filho. Caso você não possua convênio, informe-se sobre hospitais e médicos que possam atender tanto nas consultas de rotina da futura mamãe quanto em emergências.

Como não adianta ser pai sem participar, um esforcinho para acompanhar a futura mamãe em sua primeira consulta com o obstetra e também ao primeiro ultrassom será de grande valia. Você pode aproveitar para tirar suas dúvidas sobre desenvolvimento do bebê, comportamento e até sexo na gravidez, afinal, você também está grávido!

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

barriga2-660x330

Gravidez do papai – 4 semanas de gestação

Gravidez do papai: 4 semanas de gestação. Os primeiros sinais de gravidez começam a aparecer. Conheça os sintomas e os testes para saber se está grávido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.