Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 01 a 10 / Gravidez do papai – 9 semanas de gestação

Gravidez do papai – 9 semanas de gestação

Gravidez do papai: 9 semanas de gestação

Entramos no terceiro mês lunar, que é diferente dos meses de nosso calendário gregoriano, pois cada mês lunar dura 4 semanas. Também podemos considerar que esta é a 7ª semana após a concepção. Mas o que realmente importa é que seu filhote está se desenvolvendo muito rápido!

A futura mamãe

gravida01A futura mamãe pode estar eufórica e feliz e, em minutos ficar melancólica e carente. Esta mudança de humor é muito comum nas gestantes, culpa dos hormônios da gravidez. Calma que isso passa.

Porém se os dois estiverem em um bom momento, que tal aproveitar para namorar? Só tenha cuidado com os seios, esses mesmos que estão lindos e bojudos, porque eles estão muito sensíveis. O sexo só é contraindicado em casos de gravidez de risco ou chances de parto prematuro. E não, você não vai machucar, assustar ou achatar a cabeça do seu bebê. Confira aqui 11 melhores posições para vocês.

A azia e sensação de estômago estufado após as refeições é muito comum. Para aliviar esses sintomas a gestante deve evitar frituras e líquidos durante as refeições. Fazer refeições leves a cada 3 horas ajuda e muito.

A congestão nasal e sangramentos no nariz costumam atormentar a vida das futuras mamães. Não há muito que fazer, mas umidificadores de ar e vaporizadores podem aliviar.

Seu Bebê

Semana 09

Seu filhote já mede entre 20 e 28mm e pesa entre 3 e 4 gramas. É o tamanho de uma azeitona verde.

Esta semana ele começa a se mexer, culpa das articulações (ombros, joelhos, cotovelos, pulsos…) que começam a se movimentar. A mamãe ainda não consegue sentir essa movimentação toda, mas já é possível ver pelo ultrassom seus dedinhos se formando.

Também já é possível ouvir, através do ultrassom, o coraçãozinho, que está completamente formado, batendo, você sentirá uma alegria imensa e não duvido que seu coração bata mais rápido do que o dele.

Seu pescoço está se desenvolvendo, porém sua cabeça ainda é a metade do seu tamanho total. As orelhas estão mais evidentes e mais receptivas aos sons da respiração e batimentos cardíacos da mamãe. Suas minúsculas pálpebras já fecharam para que seus olhos amadureçam. Geralmente os bebês nascem com os olhos azuis ou castanhos e a cor definitiva só aparecerá entre 6 e 9 meses.

Começou a formação do esqueleto.
Os intestinos, que começaram a se formar no cordão umbilical, começam a migrar para o interior do abdômen.
Ainda não é possível identificar o sexo através do ultrassom, mas é nesta semana os órgãos genitais externos começam a se formar. Se a sua ansiedade e a da mamãe forem maiores do que a paciência, um exame de sangue poderá indicar o sexo do bebê a partir da oitava semana.

Dicas da semana:

A futura mamãe precisa dormir ao menos 8 horas por dia. Se notar que a ansiedade atrapalha o sono da mamãe, fale para ela procurar o médico para tirar todas as dúvidas sobre a gestação e nascimento.

Papai, como esta semana provavelmente será a do primeiro ultrassom, se esforce para participar. Estar presente no primeiro registro de seu bebê não tem preço, você vai se emocionar em ver com seus próprios olhos a razão pela qual sua companheira está tão diferente. É muito importante para você participar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu filhote, assim como estar ao lado da futura mamãe nesses momentos tão especiais. E não se esqueça de levar um DVD virgem para registrar o ultrassom!

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

barriga2-660x330

Gravidez do papai – 4 semanas de gestação

Gravidez do papai: 4 semanas de gestação. Os primeiros sinais de gravidez começam a aparecer. Conheça os sintomas e os testes para saber se está grávido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.