Home / Colunistas / Dr. Marcelo Amaral Ruiz / Meu filho é o menor da turma – Baixa estatura

Meu filho é o menor da turma – Baixa estatura

O que é Baixa Estatura?

A definição de baixa estatura é, em princípio, baseada na matemática. Quando uma criança está muito abaixo de média de altura para sua idade e sexo (altura menor que -2 desvios-padrão ou abaixo do percentil 2,5) definimos então que ela tem baixa estatura.

Foto: Marcelo Mokrejs
Foto: Marcelo Mokrejs

Portanto, para cada idade e dependendo se é menino ou menina, existe uma altura mínima abaixo da qual consideramos que a criança tem baixa estatura. Sendo assim, esse diagnóstico só deve ser feito por profissionais capacitados, pois depende de uma medida bem acurada da altura da criança e do uso de curvas de crescimento adequadas.

Toda criança com baixa estatura é doente?

Não, nem toda criança com baixa estatura tem doença, muitas crianças são saudáveis e devido ao fato de seus pais serem mais baixos, elas herdam uma genética desfavorável comprometendo seu potencial de crescimento.

Por outro lado, inúmeras doenças podem provocar baixa estatura em uma criança, tanto doenças hormonais como não hormonais, veja alguns exemplos: desnutrição, doença celíaca, insuficiência renal, cardiopatias cianosantes, anemias graves, asma grave, artrite juvenil, hepatite, diabetes, síndrome de Turner, síndrome de Prader-Willi, hipotireoidismo, deficiência de hormônio de crescimento, doença de Addison, puberdade precoce não tratada e muitas outras. Apenas um profissional muito especializado deve conduzir uma investigação de baixa estatura, pois temos de investigar muitas doenças e saber separar as crianças doentes das não doentes.

Baixa estatura tem tratamento?

Conforme visto acima, muitas doenças diferentes podem provocar baixa estatura, sendo assim o tratamento vai depender da causa da baixa estatura, por exemplo, se a criança não cresce bem devido a anemia, ao tratar a anemia o crescimento deve melhorar. Se a criança não cresce bem devido a doença Celíaca, a exclusão do glúten da dieta deve acelerar o crescimento.

Tratamento com hormônio do crescimento: Somatropina

O tratamento com hormônio de crescimento (somatropina) está indicado nos casos de deficiência de hormônio de crescimento, síndrome de Turner, crianças que nasceram pequenas para idade gestacional e não recuperaram a altura, baixa estatura idiopática (quando a criança tem baixa estatura sem causa definida), síndrome de Prader-Willi, criança com insuficiência renal crônica.

O tratamento com esse hormônio é seguro desde que usado na dose correta e requer o acompanhamento detalhado de um especialista, pois temos de monitorizar a dose e possíveis efeitos colaterais.

Dica para os pais

Fica, então, o recado de que é muito importante levar sempre as crianças para acompanhamento com o pediatra e caso seja identificada uma desaceleração do crescimento ou mesmo baixa estatura, um endocrinologista pediátrico deve ser consultado.

Pais baixinhos não necessariamente precisam ter filhos baixinhos. Atualmente dispomos de boa tecnologia para diagnóstico e tratamento de muitas causas de baixa estatura, porém é sempre necessário uma avaliação detalhada e um acompanhamento rigoroso junto a um especialista.

Sobre Dr. Marcelo Amaral Ruiz

Endocrinologista Pediátrico. PhD em Saúde da criança e do Adolescente pela USP. CRM-SP: 113266 e Registro de Especialista no CRM-SP 238842. Atualmente trabalha em consultório próprio em São José dos Campos. Contato: (12) 3922-0331

Veja também

bebe-chupar-dedo

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal? No início pode parecer algo natural e inofensivo ao desenvolvimento da criança, mas a longo prazo...

6 comentários

  1. Oi! Meu nome é Sofia.. eu tenho 14 anos e tenho 149cm. Sou a mais baixa da minha turma e não gosto porque meu colegas não param de me xingar só porque eles tem todos 156/57 ou até mesmo 1,60. Minhas amigas tambem sao muito altas e eu sou um “cabide” pra elas. Me ajudem!!

    • Oi Sofia, entendo seu problema. Você precisa de uma avaliação do especialista endocrinologista pediátrico, pois a possibilidade de tratá-la dependerá de sua idade óssea (rx da mão).

  2. Oii tenho 17 anos e 1,45 de altura sou a segunda mais baixa da sala tem a minha amiga que tem 1,40 ela e mais baixa da turma mais eu ideio ser baixinha queria ter pelo menos 1,55

    • Olá Janaynna, veja bem, seu potencial de crescimento depende de sua idade óssea, que conseguimos avaliar com um raio x da sua mão. Se você tem interesse em saber seu potencial de crescimento, agende uma consulta que eu lhe explico com o maior prazer. Abraços.

  3. Ola. Meu. Nome. E. Bianca. Tenho. 11. Minha. Antura. E. 1.44. Sou. A. Segunda. Mais. Baixa Voce. Acha. Que. Devo. Procurar. Um. Medico. E. Tomar. Hormônio. De. Crescimento. Todo. Mundo. Tem. 1.50. Pó favor. Me. Ajude

    • Oi Bianca, eu tenho 11 anos e 1,48, sou A mais baixa da turma. A segunda mais baixa tem 1,50, e a maioria tem bem mais que isso. Se você se sente mal com isso, peça para seus pais, se não, acho que não tem problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.