Preciso lavar roupas novas antes de usá-las?

Você sabia que roupas novas podem conter toxinas que causam desde alergias, coceiras e vermelhidão, até problemas mais graves que podem comprometer o sistema nervoso e renal? Por essa razão não há dúvidas, é preciso lavar roupas novas antes de usá-las pela primeira vez.

Foto: Reprodução www.wisegeek.com
Foto: Reprodução www.wisegeek.com
  • Bebês, crianças e idosos são mais sensíveis a reações alérgicas e suas roupas merecem atenção especial.

 

As toxinas mais comuns, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, são: corantes azoicos nos fios do tecido, metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, formaldeído e pesticidas nas fibras do algodão. A Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção está elaborando um regulamento para controle de 12 substâncias tóxicas que podem estar presentes em roupas.

Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente causam mais danos à saúde.

Preciso lavar roupas novas de cama e banho antes de usá-las?

Sim, a recomendação é que todos os tecidos sejam lavados antes do uso, especialmente quando há contato direto com a pele.

Como devo lavar roupas novas?

O primeiro passo é separar as roupas de acordo com sua finalidade de uso, cor e tecidos. Cores fortes devem ser lavadas separadamente para não correr risco de manchar outros tecidos mais claros.

A lavagem deve ser com sabão neutro e a roupa enxaguada até total remoção do sabão. Outra recomendação é que a roupa seja centrifugada e seca por completo, seja em máquina secadora ou pendurada no varal em local ventilado, para evitar que fungos e ácaros se proliferem entre as tramas do tecido.

Roupas de recém-nascidos e bebês requerem ainda mais cuidados, pois produtos para lavar as roupas também podem causar reações alérgicas em sua pele sensível. Veja aqui o passo a passo de como lavar roupinhas de bebê.

a

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

tabela do coco do bebê

Cocô do Bebê: cores, consistências, odores e frequência

Depois que o bebê nasce nós, pais e mães, viramos os fiscais do cocô do bebê e cada alteração na cor, consistência, no cheio e na frequência com o que o bebê evacua já nos causa preocupação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *