Home / Mamãe / Comportamento / Reunião de pais na escola – o que perguntar aos professores

Reunião de pais na escola – o que perguntar aos professores

escolaAo final de cada semestre os pais são convidados pelas escolas para participarem de uma reunião de pais na escola com professor, pedagogo ou diretor. Algumas vezes esta reunião é feita em conjunto com todos os pais das crianças de uma mesma sala, porém para evitar exposição dos filhos o ideal é que a reunião seja individual antes que ocorra a reunião em grupo, e esta última deverá tratar de assuntos gerais e nunca individuais.
Para uma reunião mais produtiva, é uma boa ideia se preparar anotando perguntas objetivas que trarão clareza quanto à organização e participação da escola e de seu filho durante o ano letivo.

Exemplos de perguntas para a reunião de pais na escola:

– Qual a rotina diária da escola/sala?
– Quais as áreas em que meu filho apresenta melhor desempenho ou interesse?
– Meu filho precisa de reforço em alguma matéria?
– Qual a qualidade das tarefas de casa que meu filho apresentou? Ele precisa de ajuda ou supervisão dos pais para melhorar a qualidade das tarefas propostas?
– Nos trabalhos em grupo como meu filho se comporta? É colaborativo?
– Como é o relacionamento de meu filho com os demais alunos?
– Como é o relacionamento de meu filho com os professores?
– Como é o comportamento de meu filho durante as aulas?
– Como posso ajudar para melhorar o desempenho de meu filho na escola?
– O que a escola espera de mim, como mãe/pai de aluno?

Dicas:

1) Ouça tudo o que os professores disserem sobre seu filho e sobre a turma dele. Pergunte como você e o professor podem juntos ajudar a melhorar o desempenho escolar de seu filho.
2) Com o apoio dos pais o filho se sente mais confiante, o que reflete em grande melhora não só nas notas, mas em todo processo escolar que vai além do aprendizado– interação, integração, amizades, conhecimentos, confiança.
3) De acordo com a idade de seu filho, cabe questionar à escola se é permitido ou não namoro entre alunos e como a escola trata esse assunto.
4) Você também pode perguntar ao professor qual o comportamento esperado de seu filho de acordo com a idade. O professor convive com várias crianças e poderá lhe dizer o que esperar para as próximas etapas e até mesmo lhe ajudar a lidar com algumas situações que para você serão novidades.
5) Não fique na defensiva se notar que o professor está apontando muitos pontos negativos de seu filho. Ouça o que ele tem a dizer e trabalhem juntos para melhorar os pontos negativos, sem esquecer de elogiar e reforçar os pontos positivos.
6) Aproveite para analisar se seu filho tem o mesmo comportamento em casa e na escola. Algumas crianças podem ser extrovertidas em casa e extremamente fechadas e tímidas na escola, ou mesmo serem obedientes em casa e desobedientes na escola. Esses sinais lhe mostrarão como é seu filho na visão de outras pessoas. Utilize essas informações para entender melhor o comportamento da criança e ajudá-la no que for preciso.

.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

viajar-de-aviao

10 dicas para viajar de avião com bebês e crianças

Confira 10 dicas essenciais para viajar de avião com bebês e crianças e programe sua viagem com muito mais tranquilidade e sem contratempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.