Home / Papai / Comportamento / Só para homens: Sexo durante a gravidez

Só para homens: Sexo durante a gravidez

Sexo durante a gravidez

Não tenha dúvidas que o sexo muda assim que uma gravidez é descoberta, especialmente se for a primeira gestação do casal. Enquanto alguns homens chegam a perder a libido, outros continuam com a libido inalterada ou mesmo sentem ainda mais desejo por sua parceira.

O aumento no desejo pode estar relacionado ao sentimento de:

Foto reprodução: Angel of health tips
Foto reprodução: Angel of health tips

– Missão cumprida
Quando o homem engravida sua mulher pode ocorrer um sentimento de satisfação e realização, uma confirmação da sua masculinidade e continuidade.

Sem medos e cobranças
Depois de muitos anos com medo de engravidar a parceira – camisinha que pode estourar, pílula que a mulher esqueceu de tomar – você pode finalmente transar sem pensar se vai engravidar ou não. Não tem como negar que é realmente um alívio.

O outro lado da moeda é que você finalmente não precisa se preocupar em transar para fecundar – pensar no período fértil, mulher chegando com termômetro na mão e mandando você comparecer, ovulação… – e finalmente vai poder transar simplesmente porque é bom e deixar se levar por esse momento.

– Novos parquinhos
Com a mudança do corpo da mulher o homem pode se encantar com os seios turbinados, o bumbum mais cheinho e novas curvas

– Mulher grávida é sexy
Nem todos os homens concordam, mas quando se trata da sua mulher grávida do seu filho, isso pode levar alguns homens à loucura – no bom sentido – aumentando consideravelmente o desejo sexual.

Como nem tudo pode sair como você gostaria, algumas dúvidas podem surgir e é importante lembrar que, não havendo restrição médica, o sexo com penetração é saudável para o casal e não machuca, assusta, atormenta, traumatiza ou cega o bebê.

Existem posições que podem trazer mais conforto para a gestante, especialmente quando o útero se expande e a barriguinha começa a aparecer e ficar mais sensível – o que acontece por volta do segundo mês.
Leia também: Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)

Quem não quer ter relações é a mulher

Algumas mulheres podem ter a diminuição da libido, especialmente no primeiro trimestre onde os enjoos e indisposição podem minar qualquer avanço. No terceiro trimestre outro impedimento que pode aparecer é o tamanho da barriga, mas nesse caso basta investir em posições em que a barriga não seja pressionada.
Por fim, quem acaba definindo o ritmo das relações nesses casos é a mulher. Porém se você notar que a libido está voltando, invista em elogios e carícias que você será recompensado.

Convencendo a Dona Barriga

Quando a mulher não está muito animada nem sempre quer dizer que você ficará, literalmente, na mão.
Elogie
A gestante fica extremamente sensível e com a autoestima abalada quando seu corpo começa a mudar. Essa história de que a mulher grávida se sente linda, feminina e todo blablabla não é verdade para 99% das mulheres. E se a autoestima da mulher estiver afetada, certamente ela estará insegura com o que você está sentindo e achando dessa mudança corporal toda.
Fale o quanto ela é e está bonita, que em breve ela terá o corpo de volta, mas que você também adora o corpo que ela tem hoje.
Faça carinhos
Se a mulher ainda não está no clima, invista em carinhos, massagem suave nas costas e ombros e beijos. Se mesmo assim o clima não aparecer é melhor tentar outro dia.
Sexo não é só penetração
A mulher pode estar desconfortável com a penetração, especialmente nas últimas semanas de gestação. Mas se o desejo apareceu não haver penetração não é impedimento para receber ou dar prazer, é hora de investir em carícias mais quentes, masturbação, sexo oral ou mesmo brinquedinhos que podem apimentar e satisfazer o casal.

Conversando a gente se entende

Independente da opção do casal por manter relações sexuais durante a gestação, aumentar ou diminuir a frequência ou mesmo abstinência por opção ou ordens médicas, o mais importante é o diálogo para manter o casal unido e prontos para a chegada do herdeiro.
Exponham seus sentimentos, angústias, medos e tentem compreender as opções de cada um sobre qual caminhos querem seguir em relação ao sexo. A intimidade, respeito e admiração vão além do ato sexual.

Você também pode gostar:

Só para mulheres: O sexo após o nascimento dos filhos
Só para os homens: O sexo após o nascimento dos filhos

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Malu-Moletom-e-o-Gigante

Campanha do agasalho 2016: O que você vai fazer com as roupas que não servem mais para seus filhos?

A campanha do agasalho 2016 apresenta a Malu Moletom, conheça essa história dessa menina e, na sequência, tenho uma proposta para você.

9 comentários

  1. Alisandra Santana Reis

    Tentei conversar com meu esposo de todas as formas porque ele me evitava na cama, ele alegava sempre cansaço, mas todos os dias estava lá jogando a bolinha dele, me senti feia, gorda, seios enormes, e isso foi me abatendo, vieram os nervosos e por fim já que o mesmo não me dava uma justificativa para a falta de sexo, discuti e decidi dormir no sofá e ele na cama, estou com 6 meses de gravidez e deixei claro para ele que a barriga vai sair não vou ficar gravida a vida toda.
    Seja lá a razão eu tentei saber para entender e ficar mas tranquila ele não quis, meu casamento acabou, ele não sai de casa e o clima vai de mal a pior, creio que se ele usasse de sabedoria talvez eu entendesse, mas o papinho de estar cansado isso não. Cola mesmo.

    • Almanaque dos pais

      Olá Alisandra!
      A falta de libido masculina durante a gravidez da mulher é muito mais comum do que você imagina, e a melhor forma de lidar com essa situação é sempre o diálogo. Temos uma publicação que fala sobre as razões mais comum para diminuição da libido do homem, clique no título do artigo para ler: Não tenho vontade de fazer sexo com minha mulher grávida.
      O cansaço que seu esposo alega pode ser uma forma de expressar suas preocupações com a chegada do bebê, tais como problemas financeiros que possam surgir, se vai saber cuidar, se será um bom pai, ou mesmo estresse que ele pode estar passando mas não quer dividir com você para não preocupá-la.
      Proponha uma conversa leve, sem cobranças ou mágoas, mas como uma forma de vocês se entenderem e, juntos, enfrentarem essa situação.
      Estamos torcendo por vocês.
      Beijos

    • juliete mendes alves

      alisandra,estou passando a mesma situação que você,estou com 8 meses e meu esposo não quer saber de sexo, conversei com ele e a resposta foi que ele não se sente atraído por mim por conta da gravidez,diz sempre que está cansado,sono,dor de cabeça,mais observei que de madrugada ele visita sites de mulheres nuas com copos esculturais,isso me deixa extremamente triste,me sinto a pior mulher do mundo,sem contar que mesmo antes de engravidar ele não tem sido o mesmo comigo,ele tem sido apenas meu acompanhante na hora de dormir,espero ganhar logo o meu bebê para focar minha atenção apenas nele e amigavelmente conversar com ele sobre uma possível separação,pois eu não casei pra brincar de casinha.

      • Alisandra Santana Reis

        Pôs amiga eu me separei decidir, porque chegou ao ponto de ele me deixar sozinha em casa e passar o dia todo na casa das parentelas dele, se ele quer ficar assim problema dele eu vou viver e ser feliz.
        Falta de sexo ainda existe alguma explicação, mas falta de atenção ai já é demais.
        E enquanto ao seu eu tbem passei por isso, a gente se sente péssima, humilhada quando vemos os nosso maridos visitando site pornô, mas tenha paz amiga, cuida de sua gravidez, ela vai passar e vc voltará ao normal deixa ele a vida dá voltas hoje ele ta por cima, mas amanhã pode estar lá embaixo!

  2. Vejo muitos artigos sobre sexo na Gravides do ponto de vista feminino. mais parecem que esquecem de ver o ponto masculino. Observe que tem homem que realmente a libido ate aumenta na gravidez, mais outro não! as vezes tem o contrario a falta dele. ate as vezes sente atraido pela mulher, mais ao ver a barriga broxa. pq o homem é muito visão. como disse tem homens q tem tezao, outros perdem o tesao na visao. isso é normal. nada q uma boa conversa entre o casal não resolva. uma roupa que esconda um pouco essa visão do homem consiga ter a provocação em alta.

  3. Assim ,tenho 18 anos terminei meu estudos quero fazer faculdade e estou grávida .. Não posso ficar gravida agora sei que tenho que pedir mto perdão pra deus pelo que eu vou falar agora mais quero dicas de alguns chás caseiro :/ não posso ter essa criança , pelos meuspais tbm serem mto rígidos /:

    • Elaine cristina

      Nada justifica a interrupção de uma gravidez. Por pior que seja o momento em que esta passando, vera que no final vai dar tudo certo. Uma criança e bênção. Deus jamais permitiria que essa criança fosse concebida se não fosse para lhe mostrar algo. Hoje parece confuso pra VC mas amanha VC entendera o pq de ter acontecido isso na sua vida. Tudo que nos acontece tem uma razão de ser. Acredite. Boa sorte .

  4. muito bom essa matéria principalmente pra nós homens que aprendemos a lidar com isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.