Home / Colunistas / Monica Romeiro / Você amamenta em público?

Você amamenta em público?

Não é de hoje que muitas amigas grávidas ou com filhos pequenos me perguntam:

– Você amamenta em público? E minha resposta é sempre a mesma:

bebe_amamentacao– Mas é claro que sim! Se eu preciso sair para fazer compras, ir ao médico, shopping, festa de aniversário ou qualquer outro lugar, você acha que vou deixar meu filho com fome? Nunquinha!

A pergunta que muitas vezes aparece na sequencia é:

– Mas você não amamenta antes de sair de casa?

E a resposta também é sempre a mesma:

– Eu sempre amamento antes de sair de casa, mas algumas vezes o bebê não quer somente se alimentar, ele quer fugir daquela bagunça de gente estranha passando, olhando, colocando a mão e fazendo brincadeira esquisita. Ele quer se sentir seguro, ter um pouco de paz e sossego, resgatar o conforto e sensação de segurança que, fora de casa, só o peito da mamãe pode proporcionar.

Mas vale ressaltar que amamentar em público não significa ficar expondo os seios no meio da galera, mas procurar um lugar mais tranquilo, usar uma toalhinha ou fraldinha de pano – que as crianças adoram tirar do seu ombro e jogar no chão – e ignorar algumas caras feias que podem aparecer, afinal você não está fazendo nada de errado, pelo contrário, você está fazendo com maestria o seu melhor papel, o de mãe.

E a última, porém não menos corriqueira pergunta:

– E o que o seu marido acha disso, ele apoia?

Meu sonho de resposta é:
– Como assim apoia? Não estou cometendo crime, ofensa ou qualquer coisa diferente, nova, errada ou bizarra que precise de apoio. Nunca precisamos ter uma conversa sobre apoio para amamentar fora de casa, afinal ele é meu parceiro, está comigo nessa aventura de criarmos nossos filhos juntos. Ele sabe que estou fazendo o que precisa ser feito e nunca julgou, fez careta ou encarou qualquer mãe amamentando seu filhote em qualquer lugar que seja.

Mas minha resposta acaba sendo:
– Meu marido acha natural que eu amamente em casa ou fora dela, da mesma forma que ele acha natural que qualquer mulher que amamente o faça no lugar que precisar ser feito.

Mamães, amamentem sem medo, sem crises, sem neuras e sem colocar caraminholas na cabeça. Amamentem porque é saudável, é natural, é um ato de amor, carinho e cuidado.  A importância da amamentação é muito maior do que qualquer cara feia que você possa encontrar por aí.

#ficaadica

 

Monica Romeiro é mãe do Lucas e da Larissa e administradora do Almanaque dos Pais

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

cartao-dia-dos-pais-turma-da-monica

Aplicativo para cartão Dia dos Pais | Turma da Mônica

Durante todo o mês de agosto estará disponível o aplicativo para você preparar o cartão do Dia dos Pais com o tema da Turma da Mônica. Pegue o link aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.