A Altura Uterina começa a ser calculada por volta de 20 semanas de gestação e é uma ótima referência para que o médico avalie a posição do bebê, tamanho atual e crescimento.
Como é realizada a medição da Altura Uterina
O médico obstetra posiciona uma fita métrica no osso púbico, que fica acima da vagina, e estende até o topo do útero, este último sendo possível identificar quando o médico apalpa a barriga.
A imagem do site www.mayoclinic.org (abaixo) exibe os dois pontos da medição: Osso Púbico (Pubic bone) e Topo do útero (Top of uterus).
*Imagem: Reprodução www.mayoclinic.org
Qual a Altura Uterina ideal em cada semana de gestação
Uma referência muito utilizada é que a Altura Uterina equivale ao mesmo tempo de gestação – por exemplo, com 20 semanas a altura uterina seria de 20 cm – porém com uma margem de tolerância de 2 cm para mais ou para menos, ou seja:
20 semanas de gestação = 18 a 22 cm de altura uterina.
O Ministério da Saúde divulgou dados de referência da Altura Uterina de acordo com percentil (sendo percentil 50 a média padrão) que você pode conferir na tabela abaixo:
Quando a altura uterina está fora do padrão
Ao notar um desvio maior do que 2 cm na altura uterina, o médico obstetra pode solicitar novos exames para identificar a razão do desvio, sem que isso signifique imediatamente que há algum problema na gestação ou desenvolvimento do feto. Então nada de desespero se for o seu caso.
Vamos citar abaixo as principais causas para a Altura Uterina maior ou menor do que o desvio padrão:
Razões para Altura Uterina maior do que o esperado
As principais causas para a Altura Uterina maior do que o desvio padrão, ou seja, mais do que 2 cm, são:
- Gestação gemelar;
- Idade Gestacional maior do que a prevista (essa informação pode ser confirmada com exame de ultrassom);
- Diabetes gestacional (mulheres com diabetes gestacional geralmente geram filhos maiores do que a média, um exame de sangue pode diagnosticar esse quadro);
- Bebê grande, já que fatores genéticos influenciam diretamente no desenvolvimento do bebê, há chances de ser apenas um bebê maior do que a média a perfeitamente saudável;
- Miomas;
- Líquido Amniótico em maior quantidade;
- Placenta prévia, que pode deixar o bebê numa posição mais alta;
- Bebê sentado, já que ao encaixar no colo do útero ele fica numa posição mais baixa;
- Músculos abdominais flexíveis, que permitem uma expansão uterina maior por oferecem menor resistência ao crescimento. Comum em mulheres que já tiveram gestações anteriores.
Razões para Altura Uterina menor do que o esperado
Quando a medida da Altura Uterina está abaixo do esperado, também será necessário investigar as causas através de novos exames. Conheça as principais causas da Altura Uterina abaixo do esperado:
- Idade gestacional menor do que a prevista (informação que pode ser confirmada com a ajuda do ultrassom);
- Baixa estatura da gestante, pois mulheres mais baixas tendem a ter a barriga menor;
- Líquido Amniótico em menor quantidade;
- Crescimento Intrauterino Restrito (CIUR), que deve ser avaliado para descobrir as causas que podem ser genéticas (pais pequenos), problemas no desenvolvimento do bebê ou com a saúde da gestante.
- Pré-eclâmpsia;
- Desnutrição da mãe;
- Abuso de álcool e drogas;
- Uso de certas medicações sem o devido acompanhamento médico;
- Músculos abdominais definidos, que por serem mais fortes não deixam a barriga se expandir como na maioria das mulheres, porém isso não significa que o bebê não seja saudável.
Se for o seu caso a Altura Uterina menor do que o esperado, fique tranquila, realize todos os procedimentos e exames que o seu médico obstetra indicar e siga todas as suas orientações. Somente assim o médico poderá acompanhar se o seu bebê está se desenvolvendo adequadamente para que ele venha a nascer saudável.
Em caso de dúvidas fale sempre com seu médico.
Estou com 27 semanas de gestação e minha uterina esta 16 cm a médica falou por eu ser gordinha isso influencia