Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Beta hCG | O exame Beta hCG quantitativo, qualitativo e a betaespera

Beta hCG | O exame Beta hCG quantitativo, qualitativo e a betaespera

O que é Beta hCG?

É um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, cuja forma abreviada é beta-hCG ou BhCG. Este hormônio é produzido pelo embrião e chega ao sangue da mãe através da placenta. A presença do BhCG é primeiro sinal enviado pelo embrião que pode ser medido para comprovar a gravidez. O teste para detectar o Beta hCG pode ser realizado por meio da urina ou sangue da mulher.

beta-hCG

Qual valor de Beta hCG confirma a gravidez?

Depende do momento de sua realização. Quando a gravidez é fruto de um tratamento de reprodução humana e sabemos a data exata de transferência do embrião ao útero materno, um valor a partir de 25 mUI/ml indica positivo em gravidez em aproximadamente 13 dias. Valores muito elevados podem indicar uma gestação de gêmeos.

Nas primeiras semanas de gestação, os níveis de BhCG dobram a cada 2 ou 3 dias. Se nos primeiros 30 dias de gravidez o ritmo de elevação do hormônio for baixo, é possível que haja algo de errado na gestação, algo que deve ser acompanhado pelo médico.

Quais as diferenças entre o teste BhCG qualitativo e quantitativo?

O BhCG qualitativo não fornece valores, apenas diz se há ou não gonadotrofina coriônica humana em valores relevantes circulando no sangue na mãe. Esta forma é geralmente usada nos testes de gravidez de farmácia que usam a urina como fonte para pesquisa, que apenas indicam se o resultado é positivo ou negativo.

Falso negativo: Normalmente acontece quando o teste é feito de forma precoce e ainda não foi possível detectar a presença do hormônio no corpo.

Falso positivo: Uma possível causa é a morte fetal logo após implantação do embrião no útero. Abortos que ocorrem de forma muito precoce podem passar despercebidos, pois o embrião ainda é microscópico.

Você está em betaespera?

Um termo utilizado normalmente para pacientes em tratamento de fertilidade é a Betaespera, que é o período entre a inseminação artificial ou a transferência de embriões em tratamentos de fertilização in Vitro e o resultado do teste de gravidez.

A Betaespera pode durar entre 10 e 14 dias e costuma ser o momento de máxima ansiedade para o casal, já que é a reta final do tratamento onde a única coisa que resta é saber se conseguiram a tão sonhada e desejada gravidez.

Para viver a betaespera da melhor forma possível as recomendações são, em primeiro lugar, manter o apoio mútuo do casal; é importante colocar-se um no lugar do outro porque cada pessoa vive a ansiedade de uma forma, mas todas precisam de compreensão nestes momentos. Com relação ao ritmo de vida, pode ser normal sem exageros e de preferência evitando estimulantes como o café, já que a prioridade é manter a calma.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

Desafio para Aumentar as Chances de Gravidez

IVI SALVADOR LANÇA DESAFIO PARA AUMENTAR AS CHANCES DE GRAVIDEZ Todas pessoas podem aumentar as …

12 comentários

  1. Cristina machado

    Boa noite minha menstruação está atrasada a 2 meses sinto tontura enjoada todos os sintomas de gravidez mais meu Beta HCG deu negativo , negativo…. concentração inferior a 25 mui/ml e positivo: concentração superior ou igual a 25 mui/ml o que quer dizer gravidez ou não?

  2. Ola meu exame
    BETA HCG QUANTITATIVO DEU O RESULTADO :

    <1,200 mUI/mL

    MINHA DUVIDA É NEGATIVO OU POSITIVO ?

  3. fiz um exame ao sangue e deu 51246 mUI/mL estou gravida ou nao >?

    • Dra. Silvana Chedid

      Bom dia Maria,

      Um valor a partir de 25 mUI/ml indica positivo em gravidez. Consulte seu ginecologista obstetra, que vai determinar quando repetir o exame e marcar uma ultrassonografia para a confirmação.

      Um abraço e tudo de bom!

  4. MEU ESPOSO QUER FAZER UMA REVERSÃO DE VASECTOMIA E QUERIA MUITO SABER O PROCEDIMENTO O VALOR POIS E CARO E PARTICULAR TEM Q PAGA DE UMA PARCELA SO OBRIGADA AGRADEÇO MUITO

  5. BOA NOITE, A MINHA MENSTRUAÇÃO ESTA ATRASADA Á 10 DIAS ONTEM FIZ DOIS TESTE DE FARMÁCIA E OS DOIS APARECEU 2 LISTA A PRIMEIRA ESCURA EA SEGUNDA BEM CLARINHA MESMO, E OS MEU SEIOS ESTÃO MAIOR E UM POUCO SENSÍVEL NA AURELA, SINTO UM PESO NO PÉ DA BARRIGA CONTRAÇÕES E MUITA VONTADE DE URINAR SERA QUE É UMA GESTAÇÃO EM CURSO OU NÃO? AGUARDO RESPOSTA

    • Dra. Silvana Chedid

      Olá Tânia, não tanto pelos sintomas, mas sim pelo seu teste de farmácia, pode ser gravidez. 10 dias são poucos para ter uma segunda linha forte. Espere uma semana mais para repetir o teste de farmácia ou marque uma consulta para pedir o teste de sangue.

      Boa sorte!

  6. Dra. Silvana Chedid

    Boa tarde Marina,

    Parece que sim está grávida! marque uma consulta com seu ginecologista obstetra para confirmar o resultado.

    Boa sorte e tudo de bom

  7. Marina Cupido

    Ola Bom Dia ! eu fiz um exame de sangue do BHCG Qualitativo e o resultado foi superior a 5.000,00 mui/ml gostaria de saber se estou gravida ? obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.