Ícone do site Almanaque dos Pais

Brinquedos educativos de montar

Das pequeninas até as maiores, as crianças ficam entretidas durante horas construindo castelos, casas, vilas inteiras e estações intergaláticas com seus brinquedos educativos de montar.

Estes brinquedos passaram por várias gerações, sobreviveram aos vídeo games e computadores, e continuam a encantar as crianças.

Existem diversos modelos destes brinquedos, escolha aquele indicado para a faixa etária do da criança que além de proporcionar segurança suas peças e níveis de dificuldade são ideais para cada etapa do desenvolvimento.

Descrevemos aqui diversas maneiras em brinquedos educativos de montar ajudam no desenvolvimento motor das crianças:

Primeiramente, ajuda a entender e aprender formas, cores e texturas, olhando para os objetos, analisando, tocando. Os blocos de construção também oferecem às crianças a opção de se expressar como quiserem, pois não existem regras ou maneiras de brincar, eles irão descobrir que podem criar o próprio brinquedo, isso vai expandir a criatividade deles enquanto brincam.

Os brinquedos educativos de montar os mantêm ativos mentalmente e eles terão que desenvolver a habilidade de resolver problemas para poder encaixar as peças, e fará com que comecem a desenvolver novas estratégias para alcançar o resultado que querem.
Além de tudo isso, também é um ótimo exercício para desenvolver as habilidades motoras. Compartilhando o brinquedo e trabalhando juntas para conseguir atingir o objetivo, as crianças se preparam para a vida social no futuro. Por fim, tudo isso dá confiança e autoestima para fazer descobertas, ganhar o poder de desenvolver algo e o sentimento de completar uma tarefa. Mas o melhor de tudo é que as crianças nem sabem que estão passando por tantas fases do desenvolvimento em uma só atividade, para elas trata-se de brincar!

Existem diversos modelos no mercado, você consegue encontrar o mais adequado para a faixa etária do seu filho e para o seu bolso fazendo uma pesquisa rápida na internet ou de loja em loja. Mas vamos dar umas dicas aqui para você já saber o que quer encontrar quando sair à procura.

Entre os 0 aos 2 anos é recomendado brinquedos com peças maiores, os modelos desenvolvidos para os menorzinhos possuem um encaixe maior que facilita o trabalho da criança, já que elas ainda não possuem a coordenação bem desenvolvida; e cantos arredondados para que não se machuquem. A marca Mega Blocks produz kits interessantes para essa faixa etária.

Acima de dois anos já é recomendado os blocos de madeira. Estes não possuem um encaixe, a criança precisa ter paciência para colocar peça sobre peça e cuidar para que não caia. No final, a brincadeira geralmente acaba em uma destruição em massa da vila inteira com um baita chute! A Xalingo produz estes Multi Blocks, você geralmente encontra estes na cor natural da madeira, pintados ou em um padrão de casinhas e telhas.

À medida que as crianças crescem, os kits podem conter peças mais complexas e menores, como o clássico Lego que tem pecinhas de diversos modelos e permite a construção de qualquer projeto das crianças. O melhor é que a marca mantém um padrão de encaixe, portanto se você comprar mais de um kit as crianças poderão integrá-los para construir algo diferente.

A Ausini, marca importada de brinquedos educativos de montar, desenvolve outro aspecto da criança, já que o modelo do que deve ser construído é dado na caixa, este tipo de brinquedo não irá estimular a criatividade da criança, mas tem seu lado positivo, pois para construir a criança vai ter que se focar nas instruções e reproduzir o passo a passo para construir o avião, caminhão ou o modelo que seja.

E você já decidiu qual brinquedo de montar você gosta mais? Qual você brincava na infância? E o seu filho, sobrinho ou neto, já se apaixonou por um destes? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

Guest Post produzido por OMO.

Sair da versão mobile