Ícone do site Almanaque dos Pais

Como está dividido o peso da gestante no final da gravidez

É hora de falar sobre um assunto que chega a ser tabu para muitas mulheres: o peso da gestante no final da gravidez.

Quantas vezes você já foi questionada sobre o quanto engordou em algum momento da gestação? Ou então ouviu comentário que deve engordar 9 quilos, ou mesmo aquela amiga que engordou muito e comentou sobre os problemas para recuperar a forma após o parto?

Na verdade este post veio para desmistificar algumas ideias e é muito mais tranquilo do que você imagina, continue lendo para descobrir como o ganho de peso da gestante no final da gravidez tem muito mais relação com a gravidez em si do que com as temidas gordurinhas.

O peso da gestante no final da gravidez

Ao ver a balança aumentando a cada mês é comum ficar nervosa, imaginando como será perder todo esse peso após o nascimento do bebê, ainda mais quando regimes não são recomendados para gestantes e mulheres que amamentam.

Mas você sabia que todos aqueles quilinhos – considerando que o ganho de peso foi adequado – são necessários para que o bebê possa crescer e se acomodar dentro do corpo da futura mamãe?

Além disso, também precisa ser “contabilizado” o peso do próprio bebê, que no final da gravidez representa cerca de 3,2 kg do peso total.

Como está dividido o peso da gestante no final da gravidez

Para ficar mais simples, confira a imagem abaixo. O ganho total de peso da gestante foi de 12,9 kg, dentro do recomendado para mulheres que estavam com IMC normal ( entre 18,5 e 25 )antes de engravidar.

O que todos esses quilos querem dizer?

O seu útero, no final da gestação, ganhou 900 g devido ao seu aumento de tamanho e espessura da camada muscular que o envolve.

O volume de sangue também aumentou cerca de 40%, o que representa um ganho aproximado 1,2 kg.

Além do líquido amniótico, seu organismo retém líquidos durante a gravidez, o que pode representar um ganho de aproximadamente 2 kg.

Aqueles 4 kg que podem causar temores, na verdade são importantes, o corpo armazena essa gordura para ter uma reserva extra para a amamentação, período em que a queima calórica da mulher, para alimentar seu bebê, é muito grande.

Como saber o quanto é saudável engordar durante a gravidez?

Cada mulher é única e a imagem acima é apenas um exemplo, ou seja, não é a realidade de todas as gestantes.

Porém existe uma forma de saber quanto você deve ganhar durante a gestação e o valor muda de acordo com seu IMC antes de engravidar.

IMC antes de engravidar Ganho de peso ideal
IMC menor que 18,5 13 kg a 18 kg
IMC entre 18,5 e 25 11,5 kg a 16 kg
IMC entre 25 e 30 7 kg a 11,5 kg
IMC maior que 30 5 kg a 9 kg

Para saber mais sobre o quanto você pode engordar e recomendações se você está ganhando muito ou pouco peso, clique no link ao lado: Até quanto posso engordar durante a gravidez.

Você também vai gostar de ler:

Ácido fólico – a importância do ácido fólico antes e durante a gestação
Calculadora de semanas de gestação
Câimbra na gravidez: o que fazer e como evitar
Sexo durante a gravidez


Conteúdo publicado originalmente em 16/07/2016 e atualizado em 23/08/2017

Sair da versão mobile