Ícone do site Almanaque dos Pais

Criança não pode usar salto alto

As meninas desde cedo adoram imitar suas mães, e com a influência das propagandas, Internet e até das amiguinhas acabam usando sapatinhos com salto, um hábito que pode trazer consequências sérias porquê criança não pode usar salto alto, afinal ela está em fase de desenvolvimento.

Foto: Adrian

Por que criança não pode usar salto alto?

A criança ainda não desenvolveu um andar maduro, ou seja, ela ainda não aperfeiçoou sua marcha que deve iniciar com o toque do calcanhar no chão e é finalizada com o toque do mesmo calcanhar no chão novamente. Somente entre 3 e 5 anos de idade essa marcha é adquirida e o uso de salto neste período de pode prejudicar esse aprendizado natural.
Até os 5 anos de idade a estrutura óssea do calcanhar da criança ainda não está completamente formada, e o uso de saltos poderá prejudicar sua formação.
Até os 7 anos de idade a criança ainda não possui uma coordenação motora eficiente porque o seu sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento. Isso significa mais risco de desequilíbrio. Com o uso de salto aumenta ainda mais o risco de quedas e torções.
Criança deve correr, pular e dançar, movimentos que são prejudicados com o uso de saltos que, também, aumentam risco de cair e se machucar.

Principais ocorrências em crianças que usam salto alto

– Deformidade dos dedos;
– Calos;
– Dor;
– Comprometimento da anatomia do arco do pé;
– Encurtamento do músculo da barriga da perna;
– Sobrecarga dos ossos causando desconforto e dor nos pés, tornozelos e, em casos mais graves, joelhos, quadril e coluna;
– Ao usar salto o centro de gravidade do corpo é projetado para frente, sobrecarregando a coluna e a região lombar para que o corpo fique estável. Em casos mais graves em que a criança chega a usar salto diariamente por mais de 3 horas o encurvamento da região lombar pode ser comprometido resultando em lordose.
O uso de salto na infância pode causar atrofias musculares que podem ser irreversíveis, resultando em dores e problemas na vida adulta, como, por exemplo, impossibilitar o andar descalço a não ser na ponta dos pés.

A partir de que idade meninas podem usar salto alto?

Após a menarca, ou seja, a primeira menstruação, e desde que a menina já tenha mais de 13 anos os pais já podem permitir o uso ocasional de salto não muito alto, porém o uso diário ainda deve ser evitado.
Após os 16 anos o esqueleto está mais maduro e as meninas podem ser liberadas para usar salto alto.

Sapatos plataforma também são nocivos para as crianças?

Alguns modelos mantém a boa posição dos pés, porém prejudicam o equilíbrio e aumentam a incidência de lesões por quedas.

Qual o calçado adequado para crianças?

O calçado adequado para que as crianças possam se movimentar com segurança e sem prejudicar seu desenvolvimento:
– sem salto;
– leve;
– macio;
– bem ventilado;
– com uma “sobra” de 1cm até o dedo mais longo:
– os calçados abertos (sandálias e chinelos) precisam de alças de suporte para ficarem bem presos aos pés da criança;
Até os 2 anos de idade o salto do sapato não pode ter mais do que 0,5cm de altura.

 

 

Mais importante do que ceder à publicidade das fábricas de calçados infantis e aos pedidos e caprichos das meninas é garantir que elas tenham um desenvolvimento seguro e que se movimentem com conforto e segurança.
Se na hora de brincar de ser gente grande a filhota calçar o sapato de salto alto da mamãe por alguns minutos, entre na brincadeira e divirtam-se juntos. Uma experiência bacana é inverter os papéis, ou, então, propor para todos se arrumarem para uma festa de gala de mentirinha.

Sair da versão mobile