Uma dúvida muito comum entre as mamães de recém-nascidos é: “Devo acordar o bebê para amamentar?”. Na verdade não existe uma resposta que se encaixe em todos os casos, mas existem sinais que você deve observar para tomar essa decisão.
Devo acordar o bebê para amamentar?
Mesmo quando o médico pediatra já orientou sobre amamentação, nem sempre lembramos de perguntar se devemos ou não acordar o bebê para amamentar, ou mesmo esta pode ser a primeira vez que isso aconteceu e você não sabe exatamente como agir.
Como não existe uma regra que pode ser adotada para todos os bebês, fique atenta aos sinais abaixo,
Sinais de alerta:
- seu bebê nasceu prematuro?
- seu bebê precisou ficar internado em UTI neonatal?
- seu bebê precisou de atendimento especializado por alguma condição de saúde debilitada?
- seu bebê possui algum problema neurológico que dificulte que ele acorde ou mesmo que chore quando está com fome?
- seu bebê está ganhando pouco peso?
Se você respondeu NÃO para todas as perguntas acima e você está levando seu bebê à todas as consultas no pediatra e acompanha direitinho o seu desenvolvimento, incluindo ganho de peso e altura, provavelmente seu bebê não precisa ser acordado para mamar.
Caso a resposta seja SIM para alguma pergunta acima, fale imediatamente com o pediatra e peça orientações para os intervalos de mamada. E não se esqueça de perguntar a partir de quanto tempo você deve interromper o sono do pequeno.
Porquê bebês saudáveis geralmente não precisam ser acordados para mamar?
Se o seu bebê, que está ganhando peso adequadamente, está dormindo, é sinal de que ele está satisfeito e se sentindo confortável.
A interrupção do sono pode criar o hábito da mamada de madrugada mesmo após os 6 meses de idade. É como se você colocasse um alarme para beber água sempre às duas horas da manhã. Nos primeiros dias você precisará do alarme para tomar a água, porém em poucas semanas você estará habituada e acordará com muita sede, mesmo sem que o alarme toque.
Meu bebê está dormindo e acordei com dor na mama, o que fazer?
A dica é que você esvazie um pouco sua mama, somente o suficiente para aliviar o desconforto e volte à dormir assim que possível, afinal pode ser que ele acorde em poucos minutos e você vai precisar de energia para saciar a fome do seu bebê.
Se o seu bebê tem menos de 6 meses e já está dormindo cerca de 6 horas por noite, você faz parte do clube das sortudas, então sinta-se privilegiada e aproveite para descansar!
Você também vai gostar de ler:
O que você deve fazer enquanto amamenta o seu bebê
Bebê com febre: tudo o que você precisa saber
Repelentes para grávidas, bebês e crianças
Prisão de ventre em bebês, o que fazer?
Um comentário
Pingback: Colostro: O que é e para que serve o colostro - Almanaque dos Pais