Home / Pré-gestação / Tentantes / Dicas para engravidar

Dicas para engravidar

O sonho de grande parte das mulheres é ser mãe, experimentar o que é gerar uma vida dentro de você, cuidar de um lindo bebê até que se forme um adulto de bem, responsável e saudável. Mas engravidar não é tarefa fácil como se pensa, as chances de um casal fértil engravidar giram em torno de 20% por ciclo, mas você pode aumentar suas chances seguindo as dicas para engravidar mais rápido que organizamos para você:

dicas para engravidar

– Conheça o seu período fértil

O primeiro passo para engravidar é, sem dúvida, conhecer seu corpo, seu ciclo menstrual e período fértil. Mesmo se o seu ciclo for irregular é possível observar os sinais de que você entrou em seu período fértil. Os mais frequentes são:

  • Muco vaginal com aspecto de clara de ovo crua (claro, escorregadio e consistência elástica);
  • Aumento da temperatura corporal entre 0,4 e 1°C;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Dor na região pélvica (sintoma não muito comum, mas considerado uns dos mais seguros de que a mulher está ovulando).

Saiba mais em: Sintomas de ovulação.

– Saúde em dia

É muito importante avaliar sua saúde e a de seu parceiro antes de começar as tentativas para engravidar. Consulte-se com um ginecologista. Além de avaliar sua saúde ele também poderá lhe receitar o ácido fólico, que deve ser tomado antes mesmo da gravidez e é essencial para a formação neural do bebê.

Também é importante abandonar velhos hábitos prejudiciais à saúde, como fumar, beber, consumir mais de 1 xícara de café por dia (a cafeína interfere na fertilidade do homem e da mulher). Inclua em sua rotina alimentar-se bem e praticar atividade física. Quanto mais saudável você e seu parceiro forem, maiores as chances de conceber.

Existem, também, alguns alimentos que ajudam na fertilidade da mulher e do homem, para conhecê-los clique nos links abaixo:

– Relações sexuais em dias alternados

O espermatozoide sobrevive cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher em busca de um óvulo para fecundar, enquanto o óvulo só ficará disponível para fecundação por 24 horas. Por esta razão já ter espermatozoides procurando por um óvulo antes mesmo dele estar maduro, torna a fecundação mais provável.

Tendo relações sexuais em dias alternados o homem terá mais tempo para que seus espermatozoides ganhem motilidade (capacidade de se locomover). A produção do espermatozoide leva cerca de 70 dias. Após chegarem ao epídimo eles precisam de cerca de 24 horas para ganharem motilidade para, então, migrarem para a vesícula seminal, onde ficam armazenados até a ejaculação.

Ao manter relações dia sim e dia não durante o período fértil, em cada ejaculação mais espermatozoides aptos a fecundar o óvulo serão liberados.

Dica: Fazer greve para acumular mais espermatozoides até chegar ao período fértil não adianta, pois o homem poderá ejacular uma grande quantidade de espermatozoides mortos ou que já estão incapazes de fecundar por serem “velhos”.

*Saiba mais em: Espermatozoide: da produção até a ejaculação

Mais uma dica: Não existe uma posição sexual melhor do que a outra para engravidar, todas são eficientes, então abuse da criatividade ou simplesmente invista no “arroz com feijão”, o importante é fazer do sexo um momento de prazer para o casal.

– Evite gel, cremes e lubrificantes

A maioria dos cremes vaginais, óleos e lubrificantes não propiciam um ambiente adequado para sobrevivência e locomoção dos espermatozoides. Peça ao seu médico lhe indicar um produto adequado se precisar de uma ajudinha na hora do prazer.

– Permanecer deitada após a relação sexual

Não existe nenhuma comprovação científica, porém a crença popular defende que, se a mulher permanecer deitada após o sexo, de preferência de barriga para cima e com um travesseiro sob o bumbum, a gravidade contribuirá para que mais espermatozoides consigam entrar na corrida pela fecundação.

Não precisa de nenhuma posição mirabolante, basta ficar quietinha por uns 15 minutos. Não custa nada tentar.

– Sexo por prazer e ansiedade controlada

O sexo mecânico, com hora marcada e com o único objetivo de engravidar, além de não ser prazeroso, pode afetar a relação do casal. Outro problema do sexo somente com objetivo de engravidar é que a mulher pode liberar epinefrina (adrenalina), dificultando a fecundação do óvulo.

Invista nas preliminares, em um clima romântico ou mais apimentado (depende do seu estilo) e curta o momento.

Outra dica é fazer alguma atividade física que além de manter a mente ocupada e seu corpo mais saudável, também libera endorfina, uma aliada do bem-estar.

– Quando é hora de buscar ajuda de um profissional em fertilidade

Após 1 ano de tentativas, alguns fatores indicam que já é hora de procurar um especialista em reprodução humana, tais como: mulheres acima dos 35 anos de idade e casos de infertilidade na família. Saiba mais em “Quanto tempo esperar antes de procurar um especialista em reprodução humana” e “Quando não se sabe se é fértil, qual especialista procurar“.

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.