Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Dipirona na gravidez pode?

Dipirona na gravidez pode?

A dipirona, comercializada de diversas formas e conhecida principalmente por seus nomes comerciais – Novalgina, Magnopyrol, Anador, entre outros – possui ações antitérmica, analgésica e antipirética. Mas, e tomar Dipirona na gravidez pode ou faz mal?

Apesar dos medicamentos a base de dipirona não exigirem apresentação de receita médica para a compra, o seu uso é contraindicado durante a gestação e lactação (período de amamentação).

Foto: Reprodução www.drugaddictiontreatment.com
Foto: Reprodução www.drugaddictiontreatment.com

Por que grávida não pode tomar dipirona?

A dipirona atravessa a  placenta. Testes realizados em animais como ratos e coelhos, mostraram que em altas doses a dipirona pode ser fatal para o feto, ou causa mal formações.

O uso da dipirona no primeiro trimestre não é recomendada. Já no segundo trimestre de gestação o médico poderá avaliar se o seu uso trará mais benefícios do que risco e, somente assim, recomendar o uso da dipirona e suas recomendações devem ser seguidas rigorosamente.

No terceiro trimestre de gravidez a dipirona é, novamente, proibida. Seu uso pode causar o fechamento prematuro do ducto arterial, além de prejudicar a coagulação do sangue da gestante e do feto.

Lactante pode tomar dipirona?

Não, a dipirona ingerida pela mãe pode ser absorvida pelo bebê através do leite materno. Se a mãe precisar usar a dipirona, recomenda-se evitar a amamentação durante as 48 horas seguintes.

 

[notification type=”notification_warning” ]A auto medicação, especialmente durante a gestação, é completamente desaconselhada! Sempre consulte um médico antes de se medicar.[/notification]

Fonte consultada: http://www.medicinanet.com.br

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

É normal sair leite do peito durante a gravidez? Em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.