Home / Mamãe / Beleza / Espinhas na gravidez, o que fazer?

Espinhas na gravidez, o que fazer?

Até mulheres que não sofreram com acnes durante a adolescência, podem ser surpreendidas com espinhas na gravidez, mas afinal, o que causam essas espinhas durante a gravidez e o que fazer para tratá-las e evitá-las?

espinhas na gravidez

Foto: Reprodução www.momtastic.com

O que causa as espinhas na gravidez?

O aumento do hormônio progesterona, que acontece durante a gravidez, é o responsável por aumentar a oleosidade da pele e cabelos, além de provocar, em algumas mulheres, a obstrução dos poros, resultando nas tão temidas espinhas.

Os locais em que as espinhas na gravidez são mais comuns são: rosto, colo e costas, já que são regiões com maior concentração de glândulas sebáceas.

É verdade que as espinhas desparecem após o primeiro trimestre de gravidez?

Em alguns casos sim, mas não é uma regra. Como a progesterona tente a diminuir somente no final da gravidez, muitas vezes a oleosidade as espinhas só vão dar trégua poucas semanas após o parto ou nas semanas mais próximas ao parto.

Como tratar espinhas na gravidez?

O primeiro passo é jamais utilizar cremes e ácidos sem que sejam prescritos pelo seu obstetra, já que muitos desses produtos contém ingredientes que são prejudiciais para o bebê, como o ácido retinóico e o ácido salicílico.

Mesmo sem uso desses ácidos, é possível tratar as espinhas com algumas dicas simples e que trarão um ótimo resultado na maioria dos casos:

  • Lavar o rosto frequentemente com água fresca e sabonete suave próprio para limpeza facial;
  • Para enxugar a pele, jamais esfregue a toalha seca, limpe suavemente para não irritar a pele e estimular mais oleosidade;
  • Utilizar creme hidratante sem óleo;
  • Se possível, evitar uso de maquiagens;
  • Remover a maquiagem do rosto sempre que possível e jamais dormir maquiada;
  • Não esperma as espinhas para evitar manchas e cicatrizes;
  • Evitar exposição prolongada ao sol, já que ele também aumenta oleosidade da pele;
  • Beber bastante água para manter a pele hidratada;
  • Manter uma dieta saudável e rica em nutrientes.

*Dica extra: utilize sempre protetor solar para evitar aquelas manchinhas escurecidas na pele, especialmente no rosto e pescoço, que são muito frequentes nas gestantes e geralmente são irreversíveis.

Existe receita para evitar que as espinhas na gravidez apareçam?

Como não é possível utilizar durante a gravidez uma série de cremes e pomadas para tratar a espinhas, as mesmas dicas que demos para tratar as espinhas, também devem ser aplicadas na prevenção.

Manter a pele limpa e protegida do sol, aliando alimentação saudável e bastante água, sua pele estará menos propensa a entupimentos de poros, diminuindo as chances das temidas espinhas aparecerem.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.