Assim que descobre que está grávida e comparece em sua primeira consulta pré-natal, a futura mamães se depara com uma série de exames que devem ser realizados já no primeiro estágio da gravidez e, futuramente, novos exames serão realizados e outros repetidos. O exame de urina na gravidez, além de obrigatório, deve ser realizado em diversos estágios e pode evitar problemas no bebê e futura mamãe. Este exame é diferente do qual identifica a gravidez através dos testes de farmácia.
Quando é realizado o exame de urina na gravidez?
O exame é solicitado na primeira consulta pré-natal e deverás ser repetido no segundo e terceiro da gestação e sempre que a mãe apresentar sintomas de infecção urinária.
Quando a gestante é hipertensa ou com diabetes (gestacional ou não), o exame deve ser repetido com mais frequência.
É necessário preparo para realizar o exame de urina?
Sim, a gestante precisa coletar a primeira urina da manhã ou ficar 3 horas sem urinar para que haja concentração adequada para o líquido ser examinado.
Qual o exame de urina solicitado na gravidez?
É solicitado o exame de urina tipo I. Quando o resultado é positivo para infecção urinária outros exames complementares são solicitados para verificar quais as bactérias causadoras da infecção e avaliar o melhor tratamento para a gestante.
O que o exame de urina pode detectar?
O exame de urina pode identificar alguma infeção urinária que acomete cerca de 12% das grávidas, especialmente no primeiro trimestre. Muitas vezes a infecção pode não ter sintomas e só pode ser descoberta com o exame de urina.
O exame de urina também pode revelar presença de proteínas em gestantes hipertensas, o que indica presença de pré-eclâmpsia.
Qual os riscos da infecção urinária na gestação?
A infecção urinária pode avançar para os rins ou até outros órgãos da gestante e causar parto prematuro, aborto, óbito fetal entre outros problemas para a mulher.
Você também pode gostar de ler:
Quais são os exames de sangue do pré-natal?
Como evitar enjoo na gravidez
Como planejar o chá de bebê
olha eu fis a da fervura da urina subiu igual nata .. mas eu estou mestruando agr e so fazendo o teste de sangue ?
Olá Alinne,
O teste de fervura não tem qualquer comprovação científica, ou seja, se você menstruou normalmente, é sinal de que não está grávida.
Para tirar a dúvida o ideal é que você realize um exame de sangue chamado beta hCG quantitativo. Não é necessário pedido médico ou jejum para a coleta do sangue, porém é importante que um médico leia o resultado para você para não haver erro de interpretação.
Beijos