Ícone do site Almanaque dos Pais

Festa de aniversário do meu filho, convido o professor ou não?

O aniversário do seu filho está chegando, os preparativos da festa a mil. Chega a hora de organizar a lista de convidados e enviar os convites. Seu filho, então, pede para que aquele professor super querido também seja convidado para a sua festinha, e agora? Convido o professor ou não?

Algumas escolas orientam para que seus professores agradeçam aos convites, porém não compareçam às festas. No início eu considerava apenas uma regra boba, mas se você pensar bem faz todo sentido.

 

Geralmente os professores são orientados pela escola ou já possuem o entendimento que comparecerem às festas infantis pode se tornar um transtorno, então eles não se sentirão chateados caso não sejam convidados, na verdade a maioria deve se sentir aliviado por não precisar se justificar, não é mesmo?

Agora, como explicar ao meu filho que o professor que ele tanto ama não deve ser convidado para sua festa de aniversário?

Não existe segredo, a fórmula é sempre a conversa.

Explique que o professor também precisa dedicar os finais de semana para ficar com seus familiares e amigos, e para descansar, e que seu filho tem oportunidade de conviver com o professor até mais que os filhos dele, que só podem aproveitar sua presença nos finais de semana.

Bolo e parabéns na escola

Outra dica é ver com a escola a possibilidade de levar um bolinho para cantar parabéns durante a aula, assim o professor participará da festa. Para isso vale perguntar se algum aluno possui restrição alimentar e quais as regras da festinha (se pode dar lembrancinha para os amiguinhos, se pode ter vela, se pode ter docinhos, se o bolo poder ser recheado….).

Um bolinho na escola também é uma ótima dica para quem precisa economizar! Festeja com os coleguinhas na escola e em casa você pode preparar uma festinha mais íntima com a família e alguns amigos mais próximos. Seu filho ficará animado por ganhar 2 festinhas.

Foto: Reprodução www.motherkao.com

Já convidei o professor para a festa, fiz errado?

Calma, não acredito que tudo tenha que ser levado à ferro e fogo. Se em outras festas o professor (ou professores) estiveram presentes e eles continuam a participar, não há mal em continuar convidando, mas fique alerta para que ele seja tratado (pelas crianças e por outros pais) como convidado e não como cuidador ou recreador dos pequenos.

Se o professor não comparecer à festa de aniversário, nada de cobranças, afinal você entende que ele também merece seus finais de semana livres. Converse com seu filho para que ele também tenha esse entendimento.


 

*Tema inspirado na coluna da Daniela Tófoli da revista Crescer, edição 246: Conte para o professor?

Sair da versão mobile