Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Gestação gemelar | Gravidez de gêmeos

Gestação gemelar | Gravidez de gêmeos

Gravidez de gêmeos, como encarar?

Quando as pessoas ainda estão no processo de sonhar com a gravidez, em algum momento chegam a fantasiar com a gestação gemelar. Imagina se forem gêmeos? Se um bebê é uma coisa linda de se ver, pensar em dois bebês parece ainda mais lindo.  No entanto, a notícia de gravidez de gêmeos costuma gerar algumas preocupações para médicos e futuros pais.

Nos primeiros sinais de gravidez o casal imagina que está diante de uma gestação única, afinal as chances de gêmeos não chegam a 2% em uma gravidez espontânea e mesmo quando a gravidez é obtida com a ajuda de tratamento de reprodução humana, onde a possibilidade de gestação gemelar é mais alta, as chances estão em torno de 30%, segundo média das clínicas do grupo IVI.

Apesar de que o resultado do Beta hCG dá pistas de uma possível gravidez de gêmeos, é durante o primeiro ultrassom que podemos confirmar o batimento dos dois corações. Costuma ser um momento de emoções intensas para o casal, que vai precisar encarar a gravidez e os preparativos da chegada do bebê de outra forma.

gravidez-de-gemeos-gestacao-gemelar

Gêmeos idênticos, qual é a chance?

A gravidez gemelar mais comum é de gêmeos dizigóticos ou fraternos, que ocorre quando a mulher produz dois óvulos no lugar de um e ambos são fertilizados, gerando dois embriões diferentes. Os gêmeos fraternos representam de 70 a 75% das gestações gemelares, e resultam em irmãos não idênticos, que podem inclusive ser de sexo diferente.

Os gêmeos idênticos são mais raros, pois o processo de sua formação acontece quando um embrião em seus primeiros dias de vida se divide inexplicavelmente em dois. Neste estágio o embrião é apenas um conjunto de células e a partir desta divisão, cada conjunto vai desenvolver-se como um bebê que partilha com seu irmão ou irmã o mesmo material genético e por isso são tão parecidos.

Cuidados durante a gravidez de gêmeos

O maior risco da gravidez de gêmeos é o parto prematuro por cesária, mas também há riscos de hipertensão materna, morte fetal e hemorragia uterina. Por isso essa é uma gravidez que deve ser levada com muito controle e também muita calma. Muitas vezes o repouso será a maneira mais eficaz para prevenir e retardar o máximo possível o parto prematuro.

Gravidez de gêmeos em tratamento de reprodução humana

É comum que os casais que estão em tratamento de reprodução humana tenham certa preferência por ter gêmeos. Segundo pesquisas realizadas dentro do IVI, esta preferência tem como motivo principal evitar passar por um novo tratamento que requer um desgaste psicológico e financeiro grande.

Para os especialistas em reprodução humana o sucesso de um tratamento de fertilidade é a obtenção de uma gravidez única que gere um bebê saudável, sendo que a gravidez gemelar e múltipla, por seus riscos, deve ser evitada. Razão para que o termo SET (siglas em inglês para transferência de um único embrião) é cada vez mais utilizado e sempre que possível é aplicado.

Para o casal, a gravidez única lhe dará mais possibilidades de sucesso e saúde para o bebê, além disso, os gastos de filhos gêmeos costumam ser bastante mais elevados que os gastos de ter dois filhos em momentos separados, portanto, sempre que existir a oportunidade de optar por uma gravidez única, vale a pena tentar.

Fontes de referência:
Silvana Chedid, A mágica dos Gêmeos e trigêmeos, 2014
Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva (ASRM)
Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI)
Organização Mundial da Saúde (OMS)

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

11 Verdades e mitos sobre a fertilidade

Hoje vou falar sobre 11 verdades e mitos sobre a fertilidade Ao procurar informação sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.