Sua Gravidez: 25ª semana de gravidez
Nesta semana inicia o sétimo mês lunar. É o momento mais adequado para descansar e organizar tudo para a chegada do bebê.
A futura mamãe
A gengiva da gestante está mais sensível e é comum o sangramento durante a escovação.
Alterações de humor também podem ocorrer, e é claro que é culpa dos tais hormônios da gravidez.
Nos seios podem ser notados alguns vasos azulados, isto se deve ao aumento da circulação sanguínea nesta região.
Os ligamentos e músculos do corpo da futura mamãe estão trabalhando duro para dar suporte à gestação e se preparando para o parto. Algumas dores costumam aparecer e uma boa forma de aliviá-las é tomar um banho morno de chuveiro e massagear levemente o corpo. Lembre-se que banho quente de imersão não é indicado para gestantes.
A gestante deverá procurar um médico ao sentir qualquer sintoma diferente, tais como dores, sangramentos, desmaios ou tonturas. Esse cuidado poderá evitar o parto prematuro e trará mais tranquilidade para ela e para você.
Seu Bebê
Seu bebê já está medindo cerca de 22 cm (da cabeça até o bumbum – ou 30 a 33cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 700g, podendo chegar a 840g até o final desta semana.
Seus braços e pernas já estão proporcionais e suas mãos abrem e fecham.
Suas narinas estão liberadas e o bebê já pode praticar os movimentos respiratórios. Os olhos já respondem à luz, uma lanterna na barriga poderá fazer com que o seu filhote se movimente.
Apesar de já ter cabelos, sua cor e textura podem mudar, ou seja, um bebê que nasce com cabelos claros e ondulados poderá em pouco tempo estar com cabelos escuros e lisos ou vice-versa.
O bebê ainda explora várias posições no útero, hora está sentado, hora na diagonal e assim por diante. Nesse estágio da gravidez eles ainda estão com espaço para explorar, esticar e procurar posições confortáveis. Mas esse sapequinha geralmente escolhe as posições mais complicadas na hora do ultrassom só para dificultar para o médico ver seu rostinho lindo e deixar os papais ainda mais curiosos.
O batimento cardíaco do bebê é 2 vezes mais rápido do que o da mamãe e, se tiver um ultrassom esta semana, aproveite para observar a velocidade dos batimentos. Esse som é tão gostoso de ouvir que alguns papais até compram um kit doppler para monitorar em casa os batimentos, porém essa ação só é indicada em casos de gravides de risco.
Os vasos capilares, ou capilares sanguíneos estão se formando. São os minúsculos vasos do sistema circulatório responsáveis pelo recolhimento e distribuição de sangue nas células.
Dicas da semana:
Você costuma sair à noite para jantar, encontrar amigos para um bate papo ou mesmo visitar os parentes? Aproveite esses hábitos durante a gestação, pois após o nascimento do bebê será mais difícil realizar essas “aventuras” noturnas tanto por conta do desconforto do bebê em locais com barulho ou com muitas pessoas, quanto à importância em manter um ambiente confortável, silencioso e seguro para que seu filho se acostume a dormir bem durante a noite para aproveitar melhor o dia.
Fuja de lugares com fumantes. O fumo, mesmo que passivo, é extremamente prejudicial ao bebê, pois o monóxido de carbono e demais químicas que inalados pela gestante não são filtradas pela placenta. Este problema se agrava caso você e/ou a futura mamãe sejam fumantes, ou seja, faça tudo que estiver ao seu alcance para parar de fumar. Vale hipnose, acupuntura, grupos de apoio e terapias ocupacionais. Caso o fumante seja você, alguns medicamentos podem lhe ajudar a parar de vez com esse vício, procure um médico para lhe indicar o melhor método para o seu caso. Para fortalecer essa dica, estudos da Universidade Hasselt (Bélgica) com base em 600mil partos, indicam que a aplicação da lei antifumo no país diminuiu o número de partos prematuros, ou seja, partos com menos de 37 semanas de gestação. A lei foi aplicada em 3 fases e a cada fase deu-se uma maior redução nos índices. Então nada de fumar e mantenham distância de pessoas fumando, combinado?