Sua Gravidez: 37ª semana de gravidez
Nesta semana vocês entraram no 10º e último mês lunar.
Conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir desta semana até a semana 42 seu bebê está maduro e pronto para nascer, ou seja, a partir desta semana seu bebê não é mais pré-maturo.
A futura mamãe
Você já ouviu dizer que a gestação dura 8 meses e 1 ano? Provavelmente neste último mês esta brincadeira fez sentido para a Dona Barriga. Com os desconfortos causados pelo barrigão que vão desde dores nas costas, azias e indigestões, frequente vontade de urinar, dificuldade para se levantar, entre outros, somados à ansiedade em ter seu bebê nos braços, o tempo parece que parou.
Dormir virada para o lado esquerdo é fundamental para aliviar a pressão na veia cava inferior e melhorar a circulação da mamãe, assim oxigenando melhor o bebê que fica menos agitado. Esta posição também melhora o funcionamento dos rins da mamãe.
Fiquem atentos aos sinais de trabalho de parto e às contrações, mesmo as indolores conhecidas como Braxton Hicks. Anote os intervalos das contrações e ocorrendo mais de 6 contrações em 1 hora vocês devem entrar em contato imediatamente com o médico.
Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.
Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.
Seu Bebê
Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 48cm da cabeça aos pés e pesando cerca de 3Kg. O peso e altura do bebê podem variar de acordo com a genética dos pais, porém o peso médio do recém-nascido com 40 semanas de gestação é de 3,300Kg. Geralmente as meninas são aproximadamente 10% leves.
Conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) seu bebê está oficialmente pronto para nascer. Às mamães que optaram pelo parto domiciliar podem realizá-lo desde que o parto ocorra entre as semanas 37 e 42, porém somente com liberação e acompanhamento do médico obstetra.
Enquanto a mamãe está passando por dias complicados por conta do barrigão e desconfortos nessa reta final, o bebê está protegido, seguro e aguardando o melhor momento para conhecer a vida fora do útero.
O lânugo, aquela penugem que recobriu todo o corpo do bebê durante muitas semanas, está sendo absorvido, juntamente com o vérnix caseoso, substância branca e oleosa que recobre e protege a pele do bebê, porém esta última não será reabsorvida completamente porque auxiliará no parto e nas primeiras horas do bebê fora do útero.
Dicas da semana:
Você sabia que o direito a um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto é estabelecido por lei? É a LEI Nº 11.108, de 7 de abril de 2005 e ela diz respeito a todos os hospitais e maternidades que atendem pelo SUS. Hospitais e maternidade particulares, em sua maioria, já permitem o acompanhante, porém não podem cobrar nenhuma taxa por isso.
Quem indica o acompanhante é a mamãe, e pode ser o pai do bebê, parente, amigo ou uma doula.
Se você ainda não se decidiu se quer ou consegue ver seu filho nascendo, leia o artigo “O pai deve assistir ao parto?”