O congelamento de óvulos, conhecido pelos médicos como vitrificação de óvulos, é uma técnica avançada de congelamento rápido feito através de nitrogênio líquido para conservar sem danificar os óvulos a uma temperatura de -196º por tempo indeterminado. Esse procedimento permite manter os óvulos no estado em que foram preservados, prevenindo mesmo engravidando mais tarde, os riscos da infertilidade e doenças genéticas ligadas à idade materna que afetam os óvulos. Se você está pensando em engravidar somente após dos 35 anos, aqui terá uma guia para o congelamento de óvulos com as principais perguntas que recebemos:
– Qual é a idade ideal para congelar os óvulos?
Quanto antes melhor. O melhor momento da fertilidade feminina está entre os 20 e 30 anos, mas muitas vezes ainda é possível obter óvulos com boa qualidade até os 35 anos. Após esta idade o resultado pode não ser tão bom, porém é verdade que se alguém de 37 pensa engravidar depois dos 40, é melhor congelar nessa idade que arriscar a perda dos óvulos e, portanto, que a futura gravidez seja possível somente a partir de óvulos de doadora, que é um dos maiores riscos da infertilidade por idade materna avançada.
– Ao congelar óvulos estou acelerando a menopausa?
Não. O processo de estimulação dos ovários simplesmente induz que os óvulos que seriam descartados pelo corpo sem chegar a amadurecer completem esse processo. Cada mês o corpo da mulher descarta dezenas de óvulos, apesar de liberar apenas 1 para a ovulação.
– Quanto tempo os óvulos podem permanecer congelados?
A qualidade dos óvulos congelados se mantém por tempo indeterminado.
– O que faço se congelar os óvulos, mas depois engravidar sem precisar deles?
Congelar os óvulos é uma técnica preventiva. Não existe obrigação de usá-los, mas recomendamos não descartar as células até o momento em que não queira mais ter filhos, pois existem casos de infertilidade secundária, onde após ter filhos surgem dificuldades para obter uma nova gestação.
– Como é o processo para o congelamento de óvulos?
Após uma avaliação do ovário e da saúde da mulher, inicia-se o processo de estimulação dos ovários que pode durar em torno de 10 dias. Neste período a paciente estará aplicando um medicamento e sendo acompanhada através de ultrassonografias com relação à evolução dos seus folículos (espécie de capsulas que guardam os óvulos dentro do ovário). No momento adequado de evolução, o amadurecimento dos óvulos é induzido para em aproximadamente 36 horas mais tarde ser realizada a “aspiração” dos mesmos. O processo de retirada dos óvulos é rápido e realizado com anestesia. Dura em torno de 15 minutos.
– Crianças nascidas com óvulos congelados têm mais riscos de doenças?
Não. O fato do óvulo ter estado anteriormente congelado não altera a qualidade do embrião e a saúde do bebê.
– Para utilizar os óvulos congelados vou precisar de tratamento de reprodução humana?
Sim. Caso necessite utilizar os óvulos congelados, será preciso passar por um tratamento de Fertilização in Vitro.