Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Mamilo rachado ou sangrando, o que fazer?

Mamilo rachado ou sangrando, o que fazer?

Mamilo rachado ou sangrando por conta da amamentação é mais comum do que você imagina! Claro que existem algumas infecções que podem provocar essa irritação, como o sapinho, por exemplo, mas o mais comum é a pega incorreta do bebê na hora de mamar.

Assista esse conteúdo em nosso canal no Youtube

 

Mamilo rachado ou sangrando, o 1º passo é arrumar a pega da mamada.

A maioria dos casos em que o mamilo fica machucado é por conta da pega incorreta do bebê durante a amamentação e quanto antes essa pega for corrigida, menor o sofrimento da mamãe.

Para ajustar a pega do bebê, repare se ele está abocanhando todo o mamilo, especialmente a parte de baixo. Uma forma de estimular para que ele abra bem a boca é passar o bico do peito em seus lábios até que sua boca fique bem aberta. Então posicione o lábio inferior para que abocanhe desde o começo do mamilo.

amamentacao-pega-do-bebe

Quando a pega está correta o bico do peito ficará numa parte da boca chamada palato mole. Nesta região, que é mais macia, não ocorre tanto atrito evitando as tais rachaduras e até sangramento no mamilo.

Nesta posição o nariz do bebê fica livre para que ele possa respirar, outro fator importante para uma boa mamada.

Uma dica importante é nunca levar o peito até o bebê, mas o bebê até o peito. Assim você estará numa posição confortável e conseguirá promover uma pega adequada.

Assista ao vídeo, em inglês, sobre a pega do bebê.

Meu mamilo já está machucado ou sangrando, o que fazer?

Existem algumas dicas que lhe ajudarão a amenizar o desconforto:

  • Pomadas

Uso de pomadas que ajudam a aliviar a dor já que são um pouco gordurosas e hidratam a pele. Essas pomadas podem ser ingeridas pelo bebê, ou seja, você não precisa removê-las antes da mamada, evitando, assim, mais atrito no mamilo. Fale com o pediatra para que ele receite uma adequada para você.

  • Leite materno

Passar um pouco do leite materno no mamilo possui um efeito similar ao da pomada, proporcionando alívio da dor ao mesmo tempo que, por suas características, evita infecções no local.

  • Evitar atritos

Evite roupas largas ou mesmo sutiã folgado que possa causar atrito com o mamilo. Cuidado também ao tomar banho, passar sabonete pode irritar mais a região.

  • Conchas de silicone

Uso de conchas de silicone também podem te ajudar, já que elas deixam os mamilos protegidos, sem contato direto com sutiã ou roupas.

Sapinho também pode causar machucados no mamilo

O sapinho, uma candidíase que é muito comum em bebês, é uma infecção oral causada pelo crescimento excessivo do fungo e manifestada por pontinhos ou placas brancas na mucosa oral, dando aspecto de “resto de leite”.

A infecção é muito contagiosa, mas benigna. Se não tratada, pode evoluir para esofagite ou candidíase invasiva. Em alguns casos o sapinho pode causar assaduras no bumbum do bebê.

Quando o bebê que é amamentado está com essa infecção, ela também é passada para o seio da mãe, provocando ardência, rachaduras e até sangramento.

A candidíase do bebê é tratada com antifúngicos locais e as lesões normalmente regridem em 1 semana. Também são receitadas pomadas antifúngicas para os mamilos da mamãe, para que a infecção não fique passando da mãe para a criança e da criança para a mãe. Os mamilos da mamãe podem apresentar ardência e rachaduras por conta do sapinho.

Se a infecção não for tratada e evoluir, será necessária medicação por via oral.

Você também vai gostar de ler:

Alimentos que soltam o intestino do bebê
Alimentos que podem causar engasgo em seu filho e você nem imagina
A importância da amamentação na prevenção das más oclusões
Meu bebê transpira muito quando dorme é normal?

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

SOP: Síndrome dos Ovários Policísticos e Gravidez

Mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem apresentar dificuldade de ovulação e atrasos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.