Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade humana como um fator de infertilidade que impossibilita os espermatozoides a sobreviverem na cavidade uterina, o que resulta na morte dos espermatozoides antes de alcançarem o óvulo a ser fecundado.

muco hostil

O que é o muco cervical hostil, ou muco hostil

Durante todo o ciclo da mulher, é produzida um muco no colo do útero. No período fértil este muco fica mais elástico, transparente e escorregadio, semelhante à clara do ovo, e sua função é a de facilitar a locomoção dos espermatozoides dentro da cavidade uterina para que cheguem às trompas de Falópio e consigam fecundar o óvulo.

O muco hostil é o nome dado quando este muco do período fértil está mais ácido ou mais denso, não permitindo a locomoção dos espermatozoides ou sua sobrevivência – após a ejaculação, os espermatozoides sobrevivem entre 3 a 5 dias dentro do útero, aumentando as chances de conseguirem fecundar o óvulo.

A fecundação acontece sempre nas Trompas de Falópio. Então o óvulo fecundado inicia uma migração para a cavidade uterina para começar a nidação, que é a implantação do óvulo no endométrio (camada que reveste o útero).

Como identificar o muco hostil?

Esta é uma questão controversa já que muitos especialistas em fertilidade humana não consideram que realmente exista a condição de muco hostil. Vou explicar melhor:

Para diagnosticar o muco cervical hostil é realizado um exame chamado pós-coital (pós relação sexual), e nele é avaliado se existem espermatozoides vivos dentro da mulher e as condições do muco cervical. Porém cerca de 70% das mulheres diagnosticadas com muco hostil, conseguiram engravidar naturalmente.

Ou seja, o número é muito alto para que o muco hostil seja uma realidade, então os médicos que não acreditam nesta condição, consideram que o exame não seja eficiente já que pode ser realizado no dia errado (ovulação ter acontecido antes do previsto), de forma errada ou, simplesmente, não é um exame confiável.

Por esta razão muitos laboratórios especializados em reprodução humana e médicos deixaram de realizar o exame pós-coital. Porém outros especialistas acreditam nesta condição.

Considerando que tenho muco hostil, o que posso fazer?

Se você planeja engravidar naturalmente, a primeira recomendação é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Cerca de 70% do muco é água, então se você está desidratada, o muco também estará.

A inseminação intra-uterina é uma técnica que pode ser usada para aumentar as chances de gravidez em mulheres diagnosticadas com muco hostil. Neste caso é coletado o sêmen do homem e injetado diretamente na cavidade uterina para que os espermatozoides não precisem percorrer todo o útero para chegar até as trompas.

Em alguns casos em que a mulher pode não estar ovulando – mas sempre com prescrição, orientação e acompanhamento do ginecologista – pode ser utilizado indutores de ovulação. Se o seu caso for hormonal, com a ingestão dos hormônios sintéticos o muco vaginal também pode melhorar, mas o acompanhamento médico é necessário para evitar foliculite, hiperestimulação ovariana ou até mesmo múltiplos óvulos.

Outros tratamentos que podem ser realizados são:

  • se a causa for inflamatório: antibióticos;
  • coito programado;
  • complementação do hormônio estrogênio;
  • fertilização in-vitro.

Se você não nota o muco cervical com aspecto de clara de ovo durante seu período fértil, pode ser que sua produção não seja abundante a ponto de sair do colo do útero, mas que ela esteja lá.

Porém para ter certeza você deve ser examinada pelo seu ginecologista que, se notar que o muco não está adequado, poderá solicitar exames para avaliar como está sua concentração hormonal, já que sem o estrogênio o muco não ficará “clara de ovo” em seu período fértil.

Quando devo procurar um especialista em fertilidade humana?

A idade da mulher é crucial para definir o melhor momento para procurar um especialista em fertilidade humana.

Se você tem menos de 35 anos e é tentante a mais de 1 ano, procure por um especialista.

Se você tem mais de 35 anos e é tentante a mais de 6 meses, já deve procurar um especialista em fertilidade.

Você também vai gostar de ler:

SOP: Síndrome dos Ovários Policísticos e Gravidez
Pernas para cima após sexo aumentam as chances de engravidar?
A Melhor a Idade para Engravidar
Chá de inhame para engravidar, mito ou verdade?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC para estimar as chances de gravidez

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC na hora de estimar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *