Ícone do site Almanaque dos Pais

O que é placenta de grau 0, grau 1, grau 2 e grau 3

O grau placentário – placenta de grau 0, grau 1, grau 2 ou grau 3 – é uma informação que aparece nos resultados de ultrassom e que classifica a placenta de acordo com sua calcificação ou amadurecimento. A grafia correta para o grau placentário é com algarismos romanos, ou seja, placenta de grau I, II e III.

Apesar de causar temores, as informações de grau da placenta ainda não possuem comprovações científicas sobre o que pode ser prejudicial para o bebê em cada fase de gestação, ou seja, não é considerada uma informação essencial para determinar se está tudo normal com a gestação.

O que é placenta

A placenta é um órgão de aparência circular e viscosa que só existe durante a gravidez e que cuida de fornecer tudo que é essencial para o desenvolvimento do bebê  durante a gestação.

Foto: Reprodução www.newspiritarrivals.ca

Suas principais funções são:

Após o nascimento do bebê, através de parto normal, a placenta é expulsa alguns minutos depois através de contrações uterinas, porém essas contrações são menos dolorosas do que as contrações para a saída do bebê.

Grau placentário

A medida que a gravidez evolui, a placenta também evolui e algumas de suas características se alteram, como por exemplo a calcificação (crescente depósição de cálcio), que se inicia como microscópica e, no final da gestação, já está macroscópica. Em 1979, através de exames de ultrassom, Grannum percebeu que era possível classificar a placenta em 4 estágios de acordo com sua maturidade. Esta classificação é utilizada até os dias de hoje.

Placenta de Grau 0

É a placenta sem sinais de calcificação, com textura homogênea. É a característica da placenta no primeiro trimestre gestacional.

Placenta de Grau 1 (Grau I)

Mais comum no segundo trimestre gestacional, apresenta calcificações esparsas e sua textura é mais ondulada.

Placenta de Grau 2 (Grau II)

É comum encontrar placenta de Grau 2 durante o trabalho de parto e raramente acontece antes da 30ª semana de gravidez. No Grau II a placenta apresenta calcificação mais acentuada, especialmente na região em contato com o útero.

Placenta de Grau 3 (Grau III)

Somente cerca de 30% das gestações a placenta chega em Grau 3, o que ocorre geralmente após a 35ª semana de gestação. Caracteriza-se por uma placenta com calcificação generalizada.

Grau de maturidade placentária X Maturidade Pulmonar

Segundo observações de Gannum, existe uma relação entre o grau de maturidade da placenta e a maturidade pulmonar do bebê, ou seja, quando a placenta atinge o Grau III é sinal de que o pulmão do bebê está 100% maduro. Até o momento não existe um consenso médico sobre essa relação.

Sinais de alerta

Em alguns casos a maturidade placentária precoce pode indicar que o desenvolvimento do bebê está mais lento.

Quando o médico identifica a Placenta de Grau III ates de 34 semanas, geralmente é recomendado que a gestante faça repouso e dieta especial a fim de estimular o crescimento do bebê.

O desenvolvimento passa a ser acompanhado mais de perto, ou seja, novos exames de ultrassom podem ser solicitados.

 

 

 

Sair da versão mobile