O testículo é o órgão masculino onde são produzidas as células sexuais necessárias pela reprodução, no caso do homem, pela produção dos gametas masculinos, também conhecidos como espermatozoides.
Nos mamíferos os testículos são formados aos pares e ficam protegidos por uma “bolsa” chamada escroto ou saco escrotal.
É durante a puberdade que os testículos crescem e começam a produção de espermatozoides e hormônios masculinos, sendo a testosterona o mais conhecido. A testosterona é responsável pelas características masculinas, tais como crescimento de pelos, voz, barba, desenvolvimento muscular e largura dos ossos. O crescimento dos testículos pode chegar a 500% em relação ao tamanho antes da puberdade.
Os testículos do homem adulto estão localizados fora do corpo e possuem aparência flácida e um pouco enrugada. Eles ficam suspensos pelo cordão espermático e dentro do escroto. A razão para esse fato é que a temperatura adequada para a produção dos espermatozoides é de 36°, enquanto a do corpo humano é de 37°.
Para manter a temperatura nos testículos adequada há um músculo que compõe o cordão espermático, conhecido como músculo cremastérico, que ao se contrair eleva o testículo deixando-o mais próximo ao corpo e, ao se relaxar, abaixa o testículo para que fique mais distante do calor corporal. Esses movimentos ocorrem para que os testículos fiquem na temperatura ideal para a produção e vida dos espermatozoides.
Fonte: Wikipédia