Ícone do site Almanaque dos Pais

Quando cai o primeiro dente de leite?

A partir dos seis anos, ocorrem várias mudanças na boquinha do seu filho, surgem os primeiros molares permanentes e logo em seguida os primeiros dentes de leite ficam moles. Mas quando cai o primeiro dente de leite?

Todos os pais aguardam ansiosos pelo primeiro dentinho de leite mole, mas o que muitos não sabem é que, quando isso acontece, seu filho já possui os 4 primeiros dentes permanentes (primeiros molares), que não substituem nenhum dente de leite e por isso muitas vezes passam despercebidos. Por ser o dente mais importante na hora de determinar o posicionamento dos demais dentes na arcada, e sua higienização ser mais difícil por ser o último dentinho na boca, é recomendado procurar um dentista para fazer o selante, que o protege da cárie até a troca dos decíduos.

É com o surgimento do primeiro molar que começa a troca dos dentes, o de leite cai e normalmente dentro de 1 mês, o permanente aparece no lugar.

Vale lembrar que esta tabela segue uma idade média da queda dos dentes de leite, podendo variar de criança para criança

Quando o filhinho chega pra você e fala: “Mãe, meu dente está mole!” – O que fazer?

Primeiro de tudo é manter a calma e explicar de forma natural e tranquila que seu filho está crescendo e que este dente vai ficar mole para cair e dar espaço para um dente maior, mais forte e mais bonito. Explique que durante um tempinho ele vai ficar com uma ”janelinha”, pois o outro dente não aparece no lugar do dia pra noite, ele precisa de um tempo para se preparar para nascer.

Uma dica para que seu filho não fique assustado é conversar sobre isso antes do dente ficar mole.

Observe se o dente esta mesmo ficando mole – com ajuda de uma gaze ou algodão, segure firme no dente e tente balançar.

Fale para seu filho mexer no dentinho todos os dias, sempre que lembrar, assim vai ficar molinho mais rápido.

Você pode ajudar o dente a ficar mole com a alimentação – dê preferência para alimentos mais duros no começo, como maçã, cenoura, milho verde cozido. Se o dente estiver bem molinho, estes alimentos podem incomodar a criança e até mesmo machucar.

Dica:

É importante levar o seu filho ao dentista desde cedo para que ele possa se acostumar com o profissional e também com o ambiente, assim quando chegar a hora de tirar um dos dentinhos de leite, ele vai estar mais confiante, e terá uma boa saúde bucal para o nascimento dos permanentes.

O dente esta bem mole! Eu posso tirar o dentinho do meu filho?

Por ser o primeiro dente de leite, eu sempre aconselho evitar o trauma.

Se os pais estão seguros e tranquilos, podem sim ajudar o seu filho a passar por esta fase.

Peça ajuda do seu filho em cada detalhe: para cortar a gaze, pegar o pedacinho de algodão e coloque a mão dele junto com a sua.

Segure bem firme no dente e comece a balançar.

Tente fazer isso o mais rápido possível, assim a criança não ficará tão ansiosa com a demora.

Quando retirar o dente, faça uma leve pressão no lugar até parar o sangramento (vai sangrar um pouco ok?).

Evite cuspir, fazer bochechos e comer por pelo menos meia hora, tempo ideal para formação e fixação de um bom coágulo no lugar da extração.

Coisas geladas como sorvete são bem vindas, pois aliviam a sensibilidade da gengiva e ajudam a parar o sangramento.

Não é necessário dar ponto (suturar), pois o permanente irá utilizar esta abertura para a erupção.

 Dica:

O dente de leite tem raiz igual à do permanente, e quando este está se formado, a coroa (parte branca do dente) exerce uma pressão e a raiz do de leite começa o processo de reabsorção (vai encurtando) e o dente começa a ficar mole. Todo este processo ocorre de forma lenta, e algumas mães ficam ansiosas e querem tirar o dentinho assim que percebem alguma mobilidade. Se tentar a remoção com uma quantidade razoável de raiz (logo que o dente fica mole), a criança vai sentir dor e pode ficar com medo nas trocas futuras.

O dente permanente está nascendo e o de leite nem ficou mole! O que eu faço?

É comum, nos dentes de baixo e anteriores, o permanente aparecer por trás do dente de leite, sem que esse fique mole. Nesse caso, procure o especialista, para que o dente seja retirado e não atrapalhe o desenvolvimento do definitivo.

Sair da versão mobile