Home / Filhos / Saúde / Quando e como limpar brinquedos das crianças

Quando e como limpar brinquedos das crianças

Bebês e crianças amam brincar e sempre elegem os seus brinquedos preferidos. Sendo predileto ou não, os pequenos acabam levando os brinquedos que estavam no chão, na pia, que caiu na calçada ou até em lugares piores, para a boca, o que pode provocar algumas doenças e infecções. Mas afinal, quando e como limpar os brinquedos das crianças?

Foto: Reprodução www.idealhomegarden.com
Foto: Reprodução www.idealhomegarden.com

Quando limpar brinquedos das crianças

Não existe uma fórmula mágica para que os brinquedos estejam sempre limpos e livres de bactérias, além de que é importante também que seu filho tenha contato com alguns microrganismos para que seu sistema imunológico seja fortalecido. Calma, não estamos dizendo que você deve deixar o brinquedo sujo, pelo contrário, é importante a higienização, mas tenha em mente que é normal a criança pegar um brinquedo que estava no chão e colocar na boca.

Os brinquedos do dia a dia devem ser higienizados semanalmente, porém se caírem na rua, em bancos ou outros locais públicos ou sujos, os brinquedos precisam ser lavados antes de serem devolvidos para a criança.

Brinquedos que ficam expostos, mesmo que a criança não brinque, como pelúcias e móbiles, devem ser higienizados semanalmente para evitar que a criança fique exposta ao pó e desenvolva alguma reação alérgica.

Como limpar brinquedos das crianças – por material

Como limpar brinquedos de Borracha, EVA ou Vinil

Lave com água e sabão ou limpe com um pano umedecido em álcool. Seque bem.

Como limpar brinquedos de banho

Os brinquedos de banho precisam que a água de seu interior seja retirada após cada banho. Como a parte interna se mantém úmida é comum que com o tempo comece a aparecer partes escuras de mofo. Para higienizar esses brinquedos você pode:

  • Preparar uma mistura de 4 litros de água e 100ml de água sanitária e, utilizando luva para proteger sua mão, aperte o brinquedo para que fique cheio dessa mistura. Deixe de molho por 1 hora e depois esfregue com uma esponja toda a parte externa para limpar bem. Coloque água limpa em outro recipiente e aperte e solte o brinquedo diversas vezes para remover a sujeira e a água sanitária de dentro do brinquedo. Só coloque para uso se a parte de dentro estiver completamente limpa e livre da água sanitária. Se o brinquedo continuar com manchas escuras, descarte-o.
  • Outra receita mais segura, porém não tão eficiente quando o mofo está muito impregnado, é preparar uma mistura com 4 litros de água de 200ml de vinagre branco e repetir o mesmo procedimento: puxar a mistura para dentro do brinquedo e deixar de molho por 1 hora. Esfregar com uma esponja e depois apertar e soltar água limpa diversas vezes para remover toda a sujeira. Se necessário, repetir todos os passos.

Como limpar brinquedos de plástico

Os brinquedos de plástico podem ser higienizados com água e sabão neutro (se não há risco de reter água no interior do brinquedo), ou então com um pano umedecido com álcool.

Como limpar brinquedos eletrônicos

Brinquedos que utilizam pilhas e baterias requerem uma atenção especial para que, além de ficarem limpos por fora, não corram risco de que as pilhas ou baterias vazem e estraguem seus componentes internos.

Para higienizar por fora, utilize um pano seco ou, nas partes que não houver emendas ou metal exposto, utilize um pano levemente umedecido. Não limpe dentro do brinquedo.

Para evitar que as pilhas ou baterias vazem, além de utilizar pilhas de boa qualidade, ligue o brinquedo pelo menos 1 vez a cada 2 semanas, ou então remova as pilhas ao guardar.

Não esqueça que telefones, celulares e controles remotos são alvos fáceis para as crianças e facilmente são levados à boca. Eles também devem ser higienizados.

Como limpar brinquedos de pelúcia ou de tecidos

Alguns brinquedos de pelúcia e de tecido podem ser lavados na máquina de lavar roupas. Nesse caso, coloque cada bichinho em um saco próprio para a máquina de lavar para proteger as fibras e para que não soltem fiapos. Utilize na máquina o mesmo sabão que você coloca nas roupas das crianças e coloque para rodar no ciclo de roupas delicadas. Após centrifugar – se não houver restrições na etiqueta – coloque-os para secar ao sol (se possível) ou em local arejado e só depois que estiverem completamente secos, eles podem voltar para o uso.

Brinquedos de pelúcia ou de tecidos que não podem ser lavados à maquina podem ser enviados para lavanderias para realizar lavagem à seco, ou, em último caso, você pode bater o brinquedo em uma área externa para tirar o pó e depois deixá-lo exposto ao sol por algumas horas para matar o ácaros.

Como limpar brinquedos de madeira ou MDF

Os brinquedos artesanais e industrializados que são produzidos com madeira ou MDF não devem ser molhados. A melhor forma de higienizá-los é limpar com um pano seco ou muito bem torcido.

 

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.